Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretora do campus de Curitiba II/FAP participa de conferência no 17º Congresso Mundial de Musicoterapia, em Vancouver no Canadá

Geral, pesquisa

por publicado: 09/08/2023 12h29 última modificação: 09/08/2023 12h29

A diretora do campus de Curitiba II/FAP da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e professora do curso de bacharelado em Musicoterapia, Noemi Nascimento Ansay, participou do 17º Congresso Mundial de Musicoterapia, como convidada de uma Spotlight Session, que tratou sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, junto com a Dra. Cynthia Bruce, Dra. Carolyn Shaw, Dra. Sue Baines e a Dra. Indra Selvarajah. O evento aconteceu entre 24 e 29 de julho, em Vancouver, no Canadá.

Em sua fala, Noemi destacou: “O curso de bacharelado em Musicoterapia do campus de Curitiba II/FAP da Unespar, completou 52 anos de história e o trabalho que desenvolvemos no ensino, pesquisa e extensão têm destaque nacional e internacional. Só o Centro de Atendimentos e Pesquisa em Musicoterapia “Clotilde Leinig” (CAEMT) realizou 6.668 atendimentos de musicoterapia para comunidade curitibana e região metropolitana, entre os anos de 2012 e 2022”, registrou.

O trabalho apresentado, intitulado “Inclusion in Music Therapy: Challenges and News Perspectives”, tratou a respeito da formulação e implementação de políticas nacionais para o reconhecimento do trabalho do musicoterapeuta no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e políticas institucionais que promovem a inclusão de participantes em atendimentos de musicoterapia e de estudantes na Universidade. No evento, a professora destacou ainda o trabalho dos Centros de Educação em Direitos Humanos da Unespar (CEDH) e seus Núcleos: Nera (Núcleo de Relações Étnico-Raciais), Nerg (Núcleo de Relações de Gênero) e Nespi (Núcleo de Educação Especial e Inclusiva), a metodologia do "Grupo aberto em Musicoterapia", implementado pela professora Rosemyriam Cunha e também o trabalho realizado no CAEMT. “Foi uma oportunidade de ressaltar o trabalho que fazemos de forma colaborativa na Unespar”, ressaltou Noemi.

Participaram também do Congresso Mundial, apresentando trabalhos presencialmente, os/as Musicoterapeutas e pesquisadores/as brasileiros: Camila Acosta Gonçalves, Ivan Moriá Borges, Gustavo Gattino e Yuri Giffoni e, virtualmente, as professoras Dra. Cláudia Zanini e Dra. Beatriz Salles.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TRABALHO APRESENTADO (A PARTIR DA PÁGINA 461).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PROGRAM BOOK.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE DO EVENTO.