Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Disciplina propõe atividade de estímulo à leitura da literatura infantojuvenil

Disciplina propõe atividade de estímulo à leitura da literatura infantojuvenil

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 13/10/2022 11h59 última modificação: 01/11/2022 17h08

Desde maio desse ano, os 13 estudantes do 4º ano de Letras Português da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, estão envolvidos em uma atividade extensionista vinculada à disciplina de Literatura Infantil e Juvenil que tem por objetivo central divulgar a leitura de livros literários infantis e juvenis, a partir das reflexões que eles solicitam.

O resultado pode ser conferido por leitores do Jornal Regional (JR), parceiro do projeto, na versão impressa e digital. Na prática, o que os alunos produzem segue uma linha mais focada ao público leitor de jornal e os conteúdos produzidos estarão sendo publicados semanalmente, até o final do ano, em uma coluna intitulada “Sobrelinhas”.

CONFIRA A COLUNA AQUI

Segundo a professora de literatura do curso de Letras Português da Unespar, campus de Apucarana, Carla Kühlewein, que ministra a disciplina e mantém a coluna no JR desde 2021, a atividade também estimula a criação de resenha de textos literários.

Questionada sobre os resultados da atividade, Carla se sente realizada: “Apesar de ser difícil mensurar a dimensão que a leitura de um jornal atinge, posso dizer que me realizo ao ter um espaço para divulgar a necessária leitura da literatura”.

Quanto aos estudantes, a professora percebeu no decorrer das aulas, um envolvimento cada vez maior. “No início, quando propus a elaboração e publicação da resenha nos moldes de minha coluna no jornal, eles se sentiram desafiados, alguns ficaram empolgados e outros temerosos. Mas assim que os textos passaram a ser efetivamente divulgados, a satisfação deles tem sido imensa. Não há maior realização do que esta, para uma professora”, explica.

A estudante Milena Machado é uma das alunas que definiram a atividade como "fantástica" e se diz agradecida pela possibilidade de mostrar seu trabalho: "Essa nova experiência, além de proporcionar a valorização de nosso trabalho, enriquece bastante nossa formação acadêmica. Eu, enquanto acadêmica, adorei a ideia e agradeço à professora pela oportunidade", declara.