Geral
Docente participa do V Seminário Pretas Acadêmicas
Geral, Pesquisa
A professora do campus de Paranaguá, Marlina Oliveira, participou, nos dias 11 e 12 de julho, do V Seminário Pretas Acadêmicas, organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento aconteceu em Curitiba, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e buscou formar um espaço de afirmação, circulação e valorização de saberes.
Marlina coordenou a sessão temática ‘Tecer, Reexistir e Educar: Práticas Antirracistas na Gestão e na docência da Educação Infantil e Ensino Fundamental’. No espaço, as conversas buscaram acolher pesquisas e práticas pedagógicas e de gestão voltadas a promoção de uma educação antirracista para as infâncias. Também participaram da organização do debate as professoras Flávia Carolina da Silva e Sara da Silva Pereira ambas, integrantes do Grupo de Pesquisa de Educação para as Relações Étnico-raciais ErêYá da UFPR.
O V Seminário Pretas Acadêmicas reuniu pesquisadoras negras de diferentes áreas do conhecimento, dentre elas as doutoras Cida Bento e Carla Akotirene, ambas referências na construção do pensamento antirracista brasileiro. Para Marlina, a troca com essas mulheres foi extremamente importante, pois “evidencia o que as mulheres negras começam a mobilizar quando chegam na academia como pesquisadoras nas diferentes áreas do conhecimento”, declara Marlina.
O encontro também proporcionou um espaço de visibilidade para a trajetória das mulheres negras pesquisadoras. “Em uma sociedade em que mulheres negras estão na base da pirâmide social, um evento como esse reafirma que quando nós chegamos nesse espaço, a nossa atuação tem um viés de transformação social e as nossas pesquisas são comprometidas com a transformação social”, afirma a docente.