Geral
Documentário e palestra discutem relação com sociedade no campus Campo Mourão
Geral, Extensão
O campus Campo Mourão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai sediar, entre os dias 26 e 28 de setembro, dois eventos importantes para a comunidade acadêmica e local. Na quinta-feira, 26, será exibido o documentário O Diagnóstico e, em seguida, será realizado um debate com o diretor do filme, Beto Novaes. Na sexta-feira e sábado, 27 e 28, o projeto de extensão Educação, Formação Social e Política na América Latina inicia seu quarto módulo com a palestra Teoria Marxista da Dependência e a Revolução Brasileira, com Nildo Ouriques, da UFSC.
O Diagnóstico
O documentário é dirigido por Beto Novaes, professor aposentado e coordenador do projeto Educação Através das Imagens, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No filme, conhecemos a história de Lídia e vemos as diferentes dimensões que o agrotóxico causa nos planos individual e coletivo. A importância do tema tratado no documentário abrange toda a sociedade e, inclusive, o sistema de saúde.
Beto Novaes desenvolve, desde meados dos anos 1970, pesquisas e atividades de extensão baseadas no uso de imagens sobre trabalho e trabalhadores, em sua maioria no setor rural. A intenção, com o projeto, é aproximar a pesquisa acadêmica da sociedade, através das imagens. Por isso, trabalha temas como a exploração do trabalho e as migrações no mundo rural, trabalho infantil e das mulheres, resistências dos trabalhadores, agroecologia e enfrentamento aos agrotóxicos, como em O Diagnóstico.
SERVIÇO
Documentário O Diagnóstico e debate com o diretor
Data: 26 de setembro (quinta-feira)
Local: Anfiteatro da Unespar – campus Campo Mourão
Horário: 19h30min
Teoria Marxista da Dependência e a Revolução Brasileira
A palestra, ministrada pelo professor Nildo Ouriques, dá início ao quarto e último módulo do projeto de extensão Educação, Formação Social e Política na América Latina. O curso visa a formação política e teve início no primeiro semestre de 2018. O projeto é coordenado pela Unespar, mas tem parceria com vários sindicatos de Campo Mourão. O objetivo é fomentar o estudo da relação que as classes sociais brasileiras estabelecem entre si a partir das especificidades da constituição delas.
O curso é destinado a movimentos sociais, estudantes de cursos de graduação e pós-graduação do campus de Campo Mourão, professores universitários e da Educação Básica de Ensino, além da comunidade em geral, interessada no estudo.
Nildo Ouriques é professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA).
SERVIÇO
Palestra Teoria Marxista da Dependência e a Revolução Brasileira
Data: 27 e 28 de setembro (sexta-feira e sábado)
Local: Anfiteatro da Unespar – campus Campo Mourão
Horário: no dia 27 das 19h30min às 23 horas, e no dia 28, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas
Acompanhe a Unespar nas redes sociais
www.facebook.com/UnesparOficial