Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Documentário realizado com imagens reais discute agressões à democracia e ao espaço público

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 19/07/2024 16h34 última modificação: 19/07/2024 17h00

Ainda dá tempo de se inscrever para o último dia do Seminário Avançado de Educação/Audiovisual/Tecnologia, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes), do campus de Curitiba II/FAP.

O evento, que termina hoje, é gratuito e está sendo realizado na Cinemateca de Curitiba. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da pesquisa em educação, audiovisual e a tecnologia, refletindo sobre os desafios do cinema na escola e a política nacional de educação digital.

Para encerrar, hoje, às 19 horas, será apresentado o tema Audiovisual e Estéticas da Vigilância, seguido da exibição do documentário Domingo no Golpe, dirigido por Lucas Bambozzi (que estará presente pessoalmente), da FAAP/SP e Giselle Beiguelman, com 22 minutos de duração.

Trailers: https://vimeo.com/user/210325713/folder/20103735

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

O documentário foi inteiramente produzido com as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto. As imagens foram disponibilizadas à imprensa pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2023.

A narração foi criada a partir de trechos do relatório final da CPMI dos atos de 8 de janeiro de 2023, divulgados em 17 de outubro de 2023, lido pela senadora Eliziane Gama (relatora).

Lucas Bambozzi comenta que o trabalho é uma busca semiótica por momentos representativos do que foi o domingo de 8 de janeiro de 2023. “Em operações manuais de avanço, aceleração e pausa, identificamos pontos e momentos precisos, em uma lógica estética que reflete articulações de imagens conhecidas nos anos 1980 como “scratch vídeo”, entre a velocidade voraz, o slowmotion e o still, numa busca por personagens, ações e expressões faciais que refletem cinismos, ignorâncias, ingenuidade e violências, como momentos significantes em cada clip das 33 câmeras a que tivemos acesso”, diz Lucas.

Já Giselle Beiguelman destaca que o documentário revela não só pontos de vista inusitados sobre Brasília, dados pelas câmeras de segurança, mas também a fragilidade da noção de espaço público, de bem comum entre nós. “A capital que se vê no documentário não é a da imponência modernista das construções de Niemeyer e da utopia do urbanismo de Lucio Costa, mas um território de agressões ao patrimônio público. Há uma espécie de frenesi da destruição que implicitamente supõe que o que é público é de ‘ninguém’ e, sendo assim, você pode ir lá e fazer o que você quiser. Mas o espaço público é exatamente o contrário disso. É exatamente por se público que é negociado, princípio que é um dos pilares da compreensão sobre o que é a democracia.”

O evento, coordenado pela professora Solange Straube Stecz (coordenadora do PPGArtes), cumpre requisitos obrigatórios para discentes do PPGArtes e é também o I encontro da Rede Kino - Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual no País trazendo em sua programação as discussões nacionais sobre os grandes temas das interfaces entre cinema e audiovisual/educação e tecnologia.

A realização se deu através de financiamento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unespar, da Fundação Araucária e do Governo do Estado do Paraná/ Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).

Como atividade paralela está programada, das 15 às 18h30, também na Cinemateca de Curitiba, a mostra Além dos Muros da Escola, com a exibição de filmes produzidos dentro e fora da Escola. A curadoria será da professora Fernanda Felix (Unespar) e como debatedora Aline Lucia Vieira, da Tramela Produções, de Santa Catarina.

Para mais informações, entre em contato com a organização pelo e-mail secretaria.ppgartes@unespar.edu.br