Você está aqui: Página Inicial > Notícias > EAIC reúne acadêmicos pesquisadores da Unespar

EAIC reúne acadêmicos pesquisadores da Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

Com mais de 260 trabalhos produzidos por alunos dos cursos de graduação, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) abriu nesta terça-feira, 27, o I Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Realizado em Campo Mourão, o evento objetiva reunir os acadêmicos dos sete campi para compartilhar as experiências e os resultados obtidos por meio das pesquisas desenvolvidas no Programa de Iniciação Científica (PIC).

“Pós-Graduação, Pesquisa e Escrita: desafios e estratégias do ser/fazer universidade hoje” foi o tema da conferência inicial. O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor Lucidio Bianchetti, abordou o assunto lembrando a trajetória da pesquisa no Ensino Superior e enfatizando a importância de aplicá-la para a discussão da realidade e produção de novos conhecimentos.

Um dos pontos altos da apresentação do conferencista foi a crítica ao momento atual em que observa muitas instituições, de origem privada, transformando o Ensino Superior em mercadoria. Nesse processo, Bianchetti salienta que as instituições sérias se destacam por ter a pesquisa como um diferencial. “Perceber essa energia da Unespar, preocupada com a pesquisa, faz com que ainda tenhamos esperança”, enalteceu.

Seminário de Pesquisa – Paralelo ao EAIC, acontece o V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar. Professores que integram os Grupos de Trabalhos (GTs) responsáveis pela elaboração de novas propostas de programas de pós-graduação stricto sensu participam da programação que conta com palestras que tematizam a relevância da pesquisa na constituição da universidade, a avaliação da pesquisa pelas agências de fomento e a construção de projetos de pesquisa.

Como lembrou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Frank Antonio Mezzomo, o seminário iniciou antes do credenciamento da Unespar ainda de forma tímida. Em análise, destacou que o evento e as ações coordenadas junto aos GTs proporcionaram o ganho de corpo e volume, pois já estão em funcionamento dois programas de pós-graduação, um está aprovado e outras seis propostas aguardam análise da Capes.

Abertura – O reitor, professor Antonio Carlos Aleixo, agradeceu a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a comissão organizadora pela dedicação. “Mesmo com o corte do orçamentário da Unespar e divisão com os campi, foi possível a realização dos eventos devido à capacidade de organização e planejamento dos envolvidos coordenados pelo professor Frank”, pontuou.

A coordenadora geral, professora Veridiana Rezende, agradeceu o apoio recebido para a realização e organização e ressaltou que o EAIC nasce indicando o interesse dos alunos pela Iniciação Científica e o compromisso dos professores com a pesquisa.

Segundo Mezzomo, o EAIC trata-se de uma atividade formal e formativa que representa um momento final de novos começos. Explicou que final pelos alunos apresentarem a conclusão das pesquisas realizadas e torná-las públicas e um começo por proporcionar novas experiências, contatos e novos saberes.

O anfitrião, o diretor do campus de Campo Mourão professor Eder Rogério Stela, ao recepcionar os presentes disse sobre a importância e relembrou do Encontro de Produção Científica e Tecnológica (EPCT) que era realizado, até o ano passado, no campus com os mesmo objetivos do EAIC.

Entre as autoridades acadêmicas, a abertura contou com a presença dos pró-reitores de Extensão e Cultura, professor Aurélio Bona Júnior; de Ensino de Graduação, professor Mário Cândido de Athayde Júnior; de Gestão de Pessoas, professor Sidney Kempa; da chefe de gabinete, professora Edinéia Navarro; do diretor do campus de Paranavaí, professor Elias de Souza Júnior; do vice-diretor do campus de Paranavaí e diretor de Pós-Graduação, professor Carlos Molena; do vice-diretor do campus de União da Vitória, professor Arlindo Longue; e das diretoras de Pesquisa, professora Cristina Pátaro; e de Extensão, professora Gisele Onuki.