Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ceped lança edital para pesquisas em redução do risco de desastres

Ceped lança edital para pesquisas em redução do risco de desastres

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Ceped, órgão vinculado à Unespar, é responsável pela gestão do edital

Pesquisas sobre a redução do risco de desastre no Paraná poderão ser beneficiadas com auxílio financeiro. O Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastre (Ceped/PR) está com uma chamada aberta até 19 de dezembro no valor de R$ 1.155 milhão. A chamada é resultado do aporte recebido da Sanepar por meio de convênio entre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a Casa Militar, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e a Fundação de Apoio à Universidade Estadual do Paraná (Funespar).

Universidades ou institutos de pesquisa paranaenses que integram a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica voltada à redução de riscos de desastres (Redesastre) podem participar submetendo propostas para a comissão de seleção. De acordo com o edital, é desejável que a instituição proponente esteja associada a duas ou mais instituições que possuam competência afeta ao tema da pesquisa e cada coordenador poderá apresentar apenas uma proposta.

O edital prevê o apoio aos projetos por um período de 18 meses para financiamento de itens como passagens e despesa de locomoção, diárias, aquisição de equipamentos e insumos, serviços terceirizados e bolsas de estudos para profissionais com titulação mínima de mestre, graduados e alunos de graduação.

A diretora acadêmica do Ceped, professora Danyelle Stringari, salienta que o edital é um marco no apoio à pesquisa no Paraná. “Somos a única rede voltada à redução do risco de desastres instituída por decreto no Brasil. Com a ação buscamos fortalecer as pesquisas na área e as parcerias entre as instituições ligadas à Redesastre”, comenta.

Acesse o edital e anexos

Temas e avaliação

Os projetos devem ser enquadrados a um dos oito temas possíveis para as pesquisas. Entre as possibilidades temáticas estão: estudos para a compatibilização do software Hazus no Paraná; desenvolvimento da capacidade de resiliência no município de Rio Negro em razão das inundações recorrentes; estruturação do indicador de preparação para desastres na escala municipal considerando as vulnerabilidades relacionadas ao saneamento básico em situações de desastres de origem natural e tecnológica; estudos para a concepção de modelos de sistema de monitoramento, alerta e alarme para a bacia do rio Marrecas; estudos analíticos sobre a vulnerabilidade dos mananciais de abastecimento a partir da intersecção com a BR-277 em relação aos acidentes com produtos químicos perigosos; gerenciamento de risco de contaminação da água nos mananciais de abastecimento das bacias hidrográficas dos rios Miringuava e Tibagi; propostas abertas de projetos sobre temas relacionados à redução do risco de desastre no Estado do Paraná; e inventário da produção científica sobre riscos de desastres junto às instituições integrantes da Redesastre.

A seleção contemplará a análise dos documentos e a avaliação de mérito ou relevância de acordo com os critérios especificados no edital. Esta última será realizada pela diretoria acadêmica do Centro e, quando necessário, com assessoramento de consultores ad hoc, membros dos comitês assessores da Unespar, Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e Sanepar.

Cronograma
As propostas deverão ser enviadas por meio digital, conforme modelo contido nos anexos do edital, para o e‐mail ceped-pesquisa@ceped.pr.gov.br. O prazo máximo para envio é 17h59 do dia 19 de dezembro. A versão impressa deve ser encaminhada para o endereço do Ceped até o dia 23 de dezembro. O resultado dos contemplados será divulgado no dia 31 de janeiro de 2017.

Mais informações estão disponíveis em www.ceped.pr.gov.br ou ainda por meio dos telefones (41) 3350-2607 e (41)3350-2793.

Ceped
O Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastre é um dos resultados da reestruturação do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. O órgão está vinculado academicamente à Unespar e atua no assessoramento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), inserindo-se diretamente na estrutura da Casa Militar, relacionando-se também com o Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Ceprodec), com a Divisão de Proteção e Defesa Civil (DPDC) e com as Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Corpdec). Além disso, é o órgão gestor da Redesastre que conta, atualmente, com cerca de 16 instituições conveniadas.

Acesse o edital e anexos