Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Educação especial inclusiva, de raça e de gênero foram temas de seminário internacional

Geral, pesquisa

por Denise Ligmanovski publicado: 06/12/2022 15h37 última modificação: 06/12/2022 15h37

Cerca de 200 pessoas de diversas regiões do Brasil, Portugal e Argentina participaram do III Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior realizado de 30 de novembro a 2 de dezembro, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campus Mourão. O evento aconteceu no formato híbrido, com atividades transmitidas pelo Canal do YouTube da Unespar e via Google Meet.

ASSISTIR AO EVENTO CLIQUE AQUI

As temáticas do Seminário envolveram as discussões da educação especial e inclusiva, étnico-raciais e de gênero, com interlocuções com as pesquisas de Paulo Freire. No dia 1º de dezembro houve o pré-lançamento do e-book, oriundo das exposições do evento, que será divulgado, gratuitamente, no início de 2023.

Segundo uma das coordenadoras do evento e professora do colegiado de Pedagogia do campus de Campo Mourão, Fabiane Freire França, que também é diretora de Direitos Humanos (DDH) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), “o evento foi muito profícuo para estreitar laços entre as universidades parceiras, em especial, compreender as ações de inclusão no Ensino Superior na Argentina e em Portugal”. A outra coordenadora do evento foi a docente do mesmo colegiado, Andréia Nakamura Bondezan.

As instituições parceiras foram a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) do campus de Erechim/RS, Universidad Nacional de Misiones (UNaM), na Argentina, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O evento foi promovido pela DDH, vinculada à Propedh da Unespar, a convite do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU). A próxima edição do evento, adianta Fabiane, está prevista para o segundo semestre de 2023, na Universidade Federal da Fronteira Sul.