Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressa do curso de Dança da Unespar tem projeto premiado em nível nacional

Egressa do curso de Dança da Unespar tem projeto premiado em nível nacional

por Denise Ligmanovski publicado: 29/08/2024 14h14 última modificação: 29/08/2024 14h14

A egressa do curso de Dança do campus II, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a artista, docente e pesquisadora Daniella da Costa Nery, foi premiada na 25ª edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã, na categoria Educação Não Formal, com o projeto Diário Invisíveis.

Diários Invisíveis é um projeto idealizado por Daniella e realizado em processos colaborativos com estudantes do ensino fundamental II e ensino médio, de várias escolas estaduais, que participam do curso livre de Dança no Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, onde a docente coordena a dança e realiza diversas ações.

Daniella conta que receber a premiação do Arte na Escola Cidadã lhe proporcionou um momento de grande alegria e de reconhecimento: “Fortalece o trabalho e a pesquisa por mim desenvolvidos que já acontece por anos na docência e especificamente na Dança. É um olhar para o meu percurso de artista-docente-pesquisadora e perceber o que foi construído, e como falam, colher os frutos. Fico feliz em ser também uma possibilidade de compartilhar com outras pessoas, educadores-pesquisadores, o processo por mim desenvolvido, e por ser um prêmio nacional e importantíssimo na área conseguirei atingir mais pessoas, pois esse partilhar me interessa, essas trocas.” A artista acrescenta dizendo que o prêmio a faz lembrar que não está sozinha neste caminho: “Tem muita gente junto, construindo junto comigo. A Faculdade de Artes do Paraná é um desses lugares que trago junto a minha formação, o contato com os professores e estudantes, tanto da minha ‘época’ como as trocas constantes que ainda permanecem atualmente estão entremeadas na minha pesquisa e na minha atuação”, revela.

Para a coordenadora do curso de licenciatura em Dança, do campus de Curitiba II, Gladis dos Santos, “ é uma grande honra e alegria saber que Daniella Nery, nossa egressa, foi contemplada com esse prêmio. Daniella, quando aluna, foi ímpar, engajada, estudiosa e se mostrou, desde muito cedo, apaixonada pela educação e criação como estado de desafio. Após ter saído da graduação em Dança se aprofundou nas relações entre dança e os processos de ensino, criação e aprendizagem nos ambientes formais mas também em contextos não-formais. Daniella construiu uma carreira profunda e duradoura na arte de coreografar crianças e adolescentes em escolas, projetos sociais e culturais, centros de capacitação de professores e com pessoas de diversas idades, contextos e lugares.”

Segundo Gladis, ela acompanhou o trabalho Diários Invisíveis sendo formulado e apresentado. “É notável o processo da dança que se dá na relação sensível e afetuosa com cada participante numa busca que também é coletiva, criando, de maneira incrível, reflexões e ações tão ancoradas em questões como a inclusão e diversidade de corpos, ideias, movimentos, revirando as realidades vigentes e sonhando e realmente transformando o mundo com dança, com jovens. É muito corajoso e revolucionário”, enfatiza a coordenadora.

Gladis reforça que o prêmio é merecido e comemora que ele tenha ido para o Centro de Capacitação em Artes Guido Viaro, para o Paraná e para a cidade de Curitiba.

Há 25 anos, o Prêmio Arte na Escola Cidadã mapeia, reconhece e valoriza projetos em Arte desenvolvidos em todo o país. A missão é incentivar arte-educadores, dando visibilidade para projetos que guardam em si a capacidade de transformar estudantes, cidadãos e comunidades.