Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Egressos da Unespar recebem prêmio de melhor longa-metragem de ficção em festival internacional

Geral, Ensino

por Marina Santos Daum publicado: 18/11/2021 09h38 última modificação: 05/07/2022 08h30

O filme “Mirador”, dos egressos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Curitiba II/FAP, Bruno Costa, Murillo Marchesi, Igor Urban, Helena Ganzert, Matheus Kerniski, Felipe Ribeiro, Patrícia Waltrik Stefano Lopes, William Biagioli e o ex-professor Elisandro Dalcin, conquistou o prêmio de melhor longa-metragem de ficção, no Ibero-American Film Festival Miami.

O filme conta a história de Maycon (Edilson Silva), um jovem pernambucano, que mora em Curitiba e acumula trabalhos que pagam pouco. Seu foco é voltar aos ringues de boxes. Quando a mãe de sua filha decide seguir outro rumo, ele descobre o que é viver a vida cuidando de uma criança de dois anos.

TRAILER DE MIRADOR CLIQUE AQUI

Para Bruno Costa, diretor do longa-metragem, é uma história sobre paternidade “e que por consequência, aborda também a masculinidade, e as noções tortas dessa masculinidade que vem sendo transmitida através dos séculos”. O diretor ainda descreve Maycon como “uma pedra bruta que vai sendo lapidada pelas pancadas da vida. Um pai relapso que precisa se tornar verdadeiramente pai, assumir suas responsabilidades, aprender a dar e receber afeto”.

“Mirador” contou com um orçamento baixo, comparado com a quantidade de personagens e locações, desta forma o diretor considerou que esse foi o maior desafio que a equipe enfrentou. Em contrapartida, Bruno ressalta que a premiação é muito importante, ainda mais se fizer o filme chegar a mais pessoas. Por enquanto é possível assistir Mirador em sessões nos festivais, mas no primeiro semestre de 2022, o filme chegará às salas de cinema.

Bruno foi estudante da primeira turma do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar, Curitiba II/FAP. Embora tenha ingressado de supetão, os estudos foram fundamentais para seu desenvolvimento profissional. “Durante o curso criei minha rede de contatos e desenvolvi relações com pessoas com quem trabalho até os dias atuais. Isso é uma coisa que eu sempre falo para o pessoal novo, ‘aproveite o decorrer do curso para formar a sua galera’. No curso todos estão aprendendo juntos e crescendo juntos. Relações bem construídas neste período são para a vida toda, ou quase”, orienta Bruno.

Em relação aos novos projetos que está desenvolvendo, Bruno conta que está trabalhando na versão final do roteiro de seu próximo filme, que será gravado em 2022, em parceria com Gil Baroni, com quem teve aulas durante a formação. Trata-se de uma comédia dramática sobre um casal cinquentão que termina o casamento, mas continua morando na mesma casa. Quando a mulher recém-separada começa a namorar uma mulher, mais jovem e surda e ela começa a frequentar sua casa, tudo vira uma confusão imensa.

Além de Mirador, o curso de cinema tornou-se destaque com mais algumas produções de egressos, como é o caso das produções: “Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?”, “A mesma parte de um homem”, “Deserto Particular”, “Alice Jr.”, “Da Janela Vejo o Mundo” dentre outros. Para o professor coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, Luis Fernando Severo, “as premiações são importantíssimas porque revitalizam a cadeia produtiva de cinema no Paraná, fundamentando a implantação de mais políticas públicas para o setor audiovisual e consolidando o cinema como vetor de ponta na indústria cultural do estado”, complementa.

Egressos da Unespar são indicados para representar o Brasil no Oscar 2022