Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro de Iniciação Científica começa nesta terça-feira

Encontro de Iniciação Científica começa nesta terça-feira

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza nesta terça-feira, 27, a abertura do I Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). A programação terá início às 18h30, no auditório da UTFPR, em Campo Mourão, e segue até quinta-feira, 29. Para o primeiro dia está previsto conferência que abordará os desafios e estratégias da universidade na contemporaneidade a partir da articulação entre pós-graduação, pesquisa e a escrita. O palestrante será o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, doutor Lucidio Bianchetti.

O EAIC tem por objetivo reunir alunos dos cursos de graduação dos sete campi que estão vinculados ao Programa de Iniciação Científica (PIC). Na oportunidade, apresentarão os resultados obtidos com as pesquisas desenvolvidas no biênio 2014/2015.

Paralelamente ao encontro acontece o V Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unespar. O evento é voltado aos docentes que integram os Grupos de Trabalhos (GTs) responsáveis pela discussão e elaboração de novas propostas de programas de pós-graduação stricto sensu.

Os eventos são realizados pela Unespar por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e o Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar (Nupem/Campo Mourão). A programação também integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que nesta edição viabiliza apoio financeiro para a instituição.

Programação – Durante o EAIC, os alunos farão apresentações nas sessões de comunicações, participarão de atividades culturais e de minicurso sobre elaboração de projetos científicos.

Aos professores participantes do Seminário de Pesquisa estão previstas palestras sobre avaliação da pesquisa pelas agências de fomento, relevância da pesquisa e tópicos avançados na construção de projetos de pesquisa.