Geral
Enfermagem do campus Paranavaí realiza oficinas na Semana Mundial do Aleitamento Materno
Geral, Extensão
Teve início nesta quinta-feira, 1 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2019. Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”, a semana visa informar a população, vincular iniciativas de apoio à maternidade e paternidade com igualdade de gênero para apoiar a amamentação e mobilizar a sociedade para apoiar e promover a amamentação.
O curso de Enfermagem do campus Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com uma programação de palestras durante todo o mês, através do Núcleo Multiprofissional de Educação Permanente em Saúde (Numeps), em conjunto com a 14ª Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí e o Sistema Integrado de Atendimento em Saúde (Sinas) do município.
A diretora de Pós-graduação do campus e coordenadora do Numeps, professora Maria Antonia Ramos Costa, explica que o projeto é importante para os acadêmicos porque auxilia no amadurecimento profissional dos mesmos. “Com o comprometimento no estudo dos conteúdos das oficinas, na busca de metodologias ativas, que é o foco da abordagem nas oficinas, o trabalho em equipe, e a disseminação do curso de Enfermagem nos municípios da região Noroeste e Norte do Paraná, faz com que os estudantes fortaleçam a responsabilidade social de cada um”, salienta.
Ao todo, estão envolvidos, no projeto, quatro alunos bolsistas e dez voluntários. “A previsão é atender, até setembro, 1500 profissionais de Saúde no processo de formação contínua”, assegura Maria Antonia.
Parcerias
Para a professora, a parceria com a Regional de Saúde, clínicas particulares, Secretarias Municipais de Saúde e Conselhos de Saúde dos municípios da região possibilitou a qualificação das atividades do Numeps e dos acadêmicos e equipes profissionais que atendem à população.
Oficinas
Serão desenvolvidas, durante o mês de agosto, oficinas para os profissionais de Saúde de Paranavaí e região. As oficinas irão tratar da prevenção da transmissão de HIV e sífilis através da amamentação, além de trabalhar a importância de apoiar e promover o aleitamento materno. Acompanhe o cronograma de oficinas na página do Numeps no Facebook.