Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ensino nas universidades estaduais é tema de encontro do Progrades

Geral

Ensino nas universidades estaduais é tema de encontro do Progrades

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Reunião foi realizada no dia 5 de fevereiro na UEM

Reunião foi realizada no dia 5 de fevereiro na UEM

O Fórum Permanente de Pró-reitores de Graduação das Instituições Estaduais Públicas de Ensino Superior do Paraná (Progrades) realizou novo encontro no início deste mês, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O pró-reitor de Ensino de Graduação da Unespar, professor Mário Cândido de Athayde Júnior, participou dos debates sobre as principais demandas e preocupações que afetam a área de ensino.

A reunião resultou na elaboração de um cronograma de ações e reuniões que acontecerão no decorrer do ano. Uma das ações será a produção de novas cartas em apoio ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), em parceria com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), pela não redução do número de bolsas ofertadas, bem como a solicitação junto a Secretaria de Estado da Educação (SEED) para que nos próximos processos seletivos de contratação de professores da educação básica considerem a participação no Pibid, horas de estágio do Parfor e os egressos formados nos cursos de licenciatura em Educação do Campo.

Os pró-reitores ainda deliberaram sobre a Base Nacional Curricular Comum, definiram pela criação de uma comissão de trabalho para estudar a Curricularização da Extensão nas universidades de modo a atender o Plano Nacional de Educação e também discutiram sobre a necessidade de solicitar apoio ao Conselho Estadual de Educação quanto aos novos desafios sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.

Além do representante da Unespar e da pró-reitoria da UEM que organizou a reunião, também participaram os professores que respondem pelas pró-reitorias das universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Norte do Paraná (UENP), do Centro Oeste do Paraná (Unicentro) e de Londrina (UEL), e diretores pedagógicos e acadêmicos de algumas instituições.