Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe da Unespar realiza visita onde funcionará o Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres – CEPED/PR.

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O Reitor da UNESPAR, Antonio Carlos Aleixo, acompanhado do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes e pela equipe da Universidade, visitaram, no dia 17 de julho, o local onde funcionará a sede do Centro Universitário de Estudos e Pesquisa sobre Desastres - CEPED/PR. Localizado no conjunto de edifícios do Palácio Iguaçu, na capital do estado, um espaço com mais de 200 metros quadrados está sendo preparado com a infraestrutura necessária para receber a equipe de gestão do CEPED. Além das mesas de escritório, o projeto prevê um ambiente de treinamento com capacidade para 25 pessoas e sala de reunião. A Professora Drª Danyelle Stringari foi indicada pelo Reitor da UNESPAR para a função de Diretora Acadêmica do centro que se subordina, por força do Decreto Estadual nº 9.557, de 6 de dezembro de 2013, diretamente à Reitoria. O mesmo decreto atribui ao CEPED a responsabilidade referente à pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica voltada aos desastres no Estado.

O CEPED/PR, diferentemente dos outros CEPED que já foram criados no país, possui um caráter plural em relação às universidades públicas e privadas, tendo como objetivo coordenar uma rede em pesquisa, ensino e extensão em redução de riscos de desastres no Paraná, ou seja, todas as universidades podem participar designando um representante do CEPED na sua instituição. Além disso, a concepção do modelo vincula o centro à UNESPAR e à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil - CEPDEC ao mesmo tempo. A Direção do centro é ocupada por um dos Oficiais integrantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil com experiência na área de desastres que detenha título de Mestre ou Doutor, além da preferencial existência de publicações na área de desastres e gestão de risco. O Chefe da Casa Militar designou o Cap. Eduardo Gomes Pinheiro, Mestre e doutorando em Gestão Urbana pela PUCPR, para ocupar essa função e, em conjunto com a Profª Drª Danyelle, comporem a comissão de instalação que, dentre outros resultados, editará uma resolução conjunta entre a UNESPAR e a Casa Militar para regular as ações do CEPED/PR.

Muito embora o espaço não esteja pronto e o CEPED inaugurado, as atividades já começaram e estão sendo preparados um portfólio de cursos voltados à voluntários e aos integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, inclusive que poderão ser realizados pela própria comunidade acadêmica. Outra frente de trabalho se concentra na preparação dos modelos para o estabelecimento de termos de cooperação que serão propostos entre o CEPED e as Universidades que desejem atuar em parceria após visita de apresentação do CEPED para seus professores e pesquisadores, a ser programada tão logo haja a inauguração do centro. Após a celebração desses termos, o CEPED receberá projetos propostos pelos professores e grupos de pesquisa das mais diversas áreas que possuam aderência do tema e às necessidades percebidas no Paraná e apoiará na captação de recursos para a sua execução, acompanhando as etapas e, principalmente, os resultados voltados à redução de desastres no Paraná.

Em breve, também estará disponível o endereço eletrônico do CEPED, podendo ser acessado pelo site: www.ceped.pr.gov.br.

Confira algumas imagens:

CEPED1 CEPED2 CEPED4 CEPED5 CEPED6 CEPED7 CEPED8