Geral
Escolinha de futebol da Unespar promove inclusão e diversidade em Paranavaí
Geral, Extensão
Visando à promoção do lazer, da inclusão e da diversidade, a escolinha de futebol Formando Craques, do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), tem aceitado imigrantes e abriu, na última sexta-feira (14), a primeira turma exclusivamente feminina.
A escolinha é um projeto de extensão ligado ao Programa de Atividade Física à Sociedade (Pafis) do colegiado de Educação Física, sob a coordenação do professor Matheus Amarante do Nascimento, e atende gratuitamente a crianças e adolescentes de 5 a 17 anos.
De acordo com Julhierme “Alemão” Loureiro, aluno de Educação Física da Unespar e professor da escolinha, a abertura da turma “foi um pedido das próprias meninas, que já integravam as categorias masculinas de forma mista. Ainda estamos engatinhando, mas já contamos com 12 alunas que estão vindo regularmente”, disse o treinador.
O projeto conta com 72 alunos e, em paralelo ao interesse feminino, vem atraindo imigrantes. No momento, a escolinha conta com dois: o venezuelano Matías Tovar, de 15 anos, e o haitiano Estevenson Jermain, de 17.
Matías, convidado a participar do projeto por amigos, se disse “agradecido” e viu na escolinha “uma oportunidade que tenho que aproveitar e conseguir jogar”. Já Estevenson, que atuou em divisões de base de Portugal, afirmou estar “gostando bastante” do projeto e ter “que buscar jogar muito para ver se consegue uma vaga [em um time profissional]”.
Diante do interesse dos atletas estrangeiros, Alemão se disse “honrado e lisonjeado por receber alunos de outras nacionalidades, que trazem, de seus respectivos países, experiências futebolísticas que não conhecemos aqui. Sem contar o aprendizado que eles têm conosco também”, comemorou o treinador.
Além das meninas e dos imigrantes, o projeto também recebeu um atleta da Unidade de Acolhimento (UA) Abrigo Anjo da Guarda de Paranavaí, em mais uma demonstração da vocação inclusiva da iniciativa.
A escolinha funciona no campo de futebol da Unespar e a inscrição é feita presencialmente nos dias e horários de treinos. Para atletas de 12 a 17 anos, a atividade ocorre às segundas e quartas, das 17h30 às 19h. Já os de 5 a 11 são recebidos na escolinha às terças e quintas, no mesmo horário dos mais velhos. A turma exclusiva para meninas, que não é dividida por faixa etária, treina às sextas, das 17h30 às 19h. Há ainda um terceiro encontro, aos sábados, das 8h às 11h30, para ambos os sexos e faixas de idade.