Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e docentes da Unespar participam da IX Semana de Artes da UEM com apresentações e atividades

Geral

Estudantes e docentes da Unespar participam da IX Semana de Artes da UEM com apresentações e atividades

geral, extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 10/11/2025 17h44 última modificação: 10/11/2025 17h44

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) estará representada na Exposição Coletiva de Artes Visuais da SAU, que acontece de 11 a 14 de novembro, na Galeria de Artes da BCE. O evento celebra a produção artística e cultural em diferentes linguagens (música, teatro, dança, performance, artes visuais, cinema e literatura) com uma programação gratuita e aberta ao público.

Organizada pela Diretoria de Cultura (DCU) e pelo Comitê Gestor Cultural da UEM, a SAU tem como tema “Cultura resiste! UEM 55 anos” e busca destacar o papel da arte como forma de resistência, reflexão e produção de conhecimento plural. O evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional e reunirá artistas de várias cidades paranaenses, como Maringá, Curitiba, Londrina, Paranavaí, Cianorte, Sarandi e Pontal do Paraná.

A Unespar está na programação com diversas apresentações, oficinas e performances, reforçando a parceria entre as instituições e o papel das universidades públicas na promoção da arte e da cultura.

Da Universidade, participam as artistas Geovana Santos Oliveira (“Feminilidade Subjetiva: as variadas interpretações do ser feminino”), Ana Teles (“Humanes também sabem morder” e “Carcinização”), Maria Catarina (“Lesbotron 3000” e “Sem título”) e Luciana Brites (“APERTOS”).

A visitação estará aberta das 8h às 22h (exceto no dia 11, no qual a visitação inicia às 21h).

Performance

O Coletivo “Onde Nascem os Ventos?” realiza a sua ação performática de gravura no dia 12, das 18h às 21h, no Ponto das Artes.

No dia 13, às 18h30, a performer Laura Bortolozzo apresenta “O Cão”, no RU.

Teatro

A Cia Claro de Teatro apresenta o espetáculo “Claro!”, no dia 13, às 10h15 e no dia 14, às 15h45. Ambas as apresentações acontecem na Sala Cine UEM.

Música

A programação musical conta com duas apresentações de destaque da Unespar: o músico Bruno Maluche apresenta o show “Fake Time”, na abertura do evento (dia 11, às 21h, na Galeria de Artes da BCE), e a Big Belas Band encerra a programação com o “Concerto com Temas de Filmes e Pop Rock” (dia 14, às 21h, no Auditório da BCE).

Oficinas e Palestras

Luciana Brites ministra a oficina “A Dinâmica da Figura Humana: Estudos em Traço e Representação Gestual” (dia 12, das 9h às 12h, na Sala 3 – bloco A34) e propõe a palestra “A criação entre método e impulso: o desenvolvimento da série Apertos” (dia 13, das 16h30 às 17h30 no Auditório da BCE).

Laura Bortolozzo conduz a oficina “Experimentando a Maquiagem na Performance”, no dia 13, das 9h às 12h e no dia 14, das 14h às 17h. A atividade acontece na Sala 3 – bloco A34, com demonstração pública no dia 14, no Ponto das Artes.

A presença dos artistas e estudantes da Unespar na IX Semana de Artes da UEM simboliza o fortalecimento da integração entre as universidades estaduais do Paraná e o compromisso coletivo com a arte pública, crítica e acessível. A troca de experiências, linguagens e saberes entre diferentes instituições contribui para a consolidação de uma rede de arte e cultura no ensino superior paranaense.

A IX Semana de Artes da UEM acontece no campus-sede da UEM, em Maringá, com todas as atividades gratuitas e abertas ao público.

Para acesso à programação completa clique aqui

Instagram da Diretoria de Cultura da UEM clique aqui