Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes podem concorrer a uma vaga de intercâmbio para a Argentina

Estudantes podem concorrer a uma vaga de intercâmbio para a Argentina

Geral, ensino

por Marina Santos Daum publicado: 15/10/2024 16h05 última modificação: 15/10/2024 16h12

Estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) podem se inscrever, até 28 de outubro, para um intercâmbio na Universidad Provincial de Cordoba (UPC), na Argentina. A oportunidade está sendo promovida pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-Americano PILA Presencial 2025-1 para o 1º semestre de 2025.

EDITAL DE SELEÇÃO CLIQUE AQUI

Está sendo ofertada uma vaga. Para concorrer, é necessário:

• Ser brasileiro/a nato/a ou naturalizado/a;
  • Ser maior de 18 anos;
  • Ser pessoa física habilitada às práticas de todos os atos da vida civil, nos termos do Art. 5º do Código Civil (Lei Nº 10.406/2002);
  • Ser residente e domiciliado/a em território nacional;
  • Estar matriculado/a em cursos de graduação em qualquer um dos campi da Unespar;
  • Ter sido aprovado/a em pelo menos 40% do curso de graduação que está cursando no momento de realização da mobilidade;
  • Ter média geral ponderada de notas acima de 7,0 (coeficiente de rendimento);
  • Não ser formando/a no ano de 2024;
  • Não estar com a matrícula trancada ou cancelada no semestre da candidatura e no semestre em que ocorrerá a mobilidade;
  • Ser capaz de se comunicar minimamente em língua espanhola;
  • Não ter sido contemplado por edital de mobilidade lançado anteriormente pelo Escritório de Relações Internacionais (ERI) e em parceria com outras instituições.

Esta é a segunda vez que a Unespar participa do PILA em sua modalidade presencial para estudantes. Nesta Convocatória a Unespar participará também da mobilidade presencial de intercâmbio para docente e agente, de curta duração (até 20 dias). A Coordenação do Pila designou a Universidad Pontificia Bolivariana – campus Palmira (UPB), na Colômbia, para a mobilidade docente, e a Universidad Autónoma del Estado de Quintana Roo (UNQROO), no México, para a mobilidade de agente. Para cada categoria foi destinada uma vaga. Mais informações serão divulgadas em breve.

Reciprocamente, a Unespar receberá um estudante de graduação, um docente e um agente dessas mesmas instituições e cobrirá seus custos de hospedagem e alimentação.

Hoje (15) o ERI fará um live pelo Instagram, às 17h30, para esclarecer dúvidas spbre o Pila Presencial. Acompanhe as atualizações sobre o Pila Presencial pelo site do ERI.

LIVE CLQUE AQUI

SITE DO ERI CLIQUE AQUI