Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exames do Paraná Fala Inglês acontecem no sábado, 30

Exames do Paraná Fala Inglês acontecem no sábado, 30

Geral, Extensão

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exames serão realizados nos campi de Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória

Serão aplicados neste sábado, 30, os exames do nível 1 do TOEFL ITP aos alunos que participam do programa Paraná Fala Inglês na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). As provas serão realizadas às 9 horas, simultaneamente, nos campi de Campo Mourão, Paranaguá e União da Vitória.

Os alunos que ingressaram no programa em outubro do ano passado devem comparecer aos campi com 30 minutos de antecedência, munidos de documento de identificação pessoal com foto e reconhecido por lei, canetas pretas e lápis para o preenchimento do exame.

A coordenadora, professor Alessandra Pereira da Silva, salienta a necessidade dos estudantes fazerem a leitura atenta do manual do candidato que está disponível aqui. “Em caso de dúvidas relacionadas ao exame, os alunos podem fazer contato com as coordenações locais através dos e-mails”, cita.

Conforme especifica o comunicado divulgado pela coordenação institucional do Paraná Fala Inglês, o exame é composto por questões objetivas e terá duração de 1 hora e 55 minutos, totalizando 115 minutos. Além disso, o ensalamento estará fixado em local visível em cada campus, próximo aos Colegiados de Letras.

Programa
Na Unespar o Paraná Fala Inglês está vinculado ao Escritório de Relações Internacionais (ERI) e à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O programa é uma proposta da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) que visa promover a internacionalização das instituições do ensino superior do Paraná de modo a colocar os cursos de graduação e pós-graduação em patamar compatível com os das melhores universidades nacionais e estrangeiras.

O programa abre oportunidade de docentes, alunos da graduação e pós-graduação e agentes universitários participarem de cursos preparatórios semestrais, em nível intermediário e pós-intermediário, para o exame do TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language/Institucional Test Program).

O TOEFL avalia a capacidade do aluno de usar e compreender o inglês na esfera acadêmica ao combinar as habilidades de compreensão e expressão oral, leitura e escrita para realizar tarefas acadêmicas.

Além da Unespar, as outras seis universidades que integram sistema estadual de Ensino Superior ofertam o programa.