Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição marca início das comemorações dos 75 anos da Belas e reforça sintonia com a Unespar em seus 10 anos

Geral

Exposição marca início das comemorações dos 75 anos da Belas e reforça sintonia com a Unespar em seus 10 anos

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 27/04/2023 14h25 última modificação: 27/04/2023 14h31

A abertura da exposição “Belas 75 - Caminhos da Arte Paranaense”, no dia 18 de abril, no Museu Municipal de Arte Portão Cultural (MUMA), deu início às comemorações de aniversário dos 75 anos do campus de Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), carinhosamente chamado de Belas, e que guarda e registra a história da arte paranaense.

De um total de cerca de 600 obras que integram o acervo da Embap, estão sendo expostas 80 obras, assinadas por artistas do Paraná, entre eles, Traple, Guido Viaro, Turin, Gina Bianchi, Lange de Morretes, Leonor Botteri, De Bona, Zaco Paraná, Freyesleben, Luiz Carlos Andrade Lima, Calderari, Domício Pedroso e Fernando Velloso, até chegar a Teca Sandrini, Eliane Prolik, Letícia Marques, Cheung, Felipe Scandelari, Cleverson Oliveira e outros representantes da produção artística brasileira. A exposição, que teve curadoria de Maria José Justino e Fabrício Nunes, segue aberta até o dia 18 de maio.

A função do acervo do campus de Curitiba I/Embap tem cunho cultural e educativo, reunindo obras que mostram a importância e a atuação da Belas ao longo do tempo. Além de obras artísticas como pinturas, esculturas, gravuras e objetos, o acervo do campus de Curitiba I/Embap guarda documentos que narram detalhes acerca do processo de sua criação. Tal acervo nasceu principalmente da doação dos próprios professores-artistas que passaram pela instituição e de seus discípulos, de forma espontânea.

Durante a abertura da Exposição, que contou com a apresentação musical do Belas Trio, os presentes conheceram um pouco mais sobre a origem da Embap, que se deu no final do século XIX, com Mariano de Lima, que reivindicava a criação de uma Instituição de Ensino Superior de Arte em Curitiba. Lima acabou criando a Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná, em 1886, instituição voltada mais ao desenho técnico do que propriamente às artes. A criação de uma escola com enfoque artístico foi um ideal perseguido constantemente por Alfredo Andersen, o pai da pintura paranaense, desde sua chegada ao Paraná, em 1903, até seu falecimento em 1935. Esse ideal foi abraçado por muitos de seus discípulos e admiradores, entre eles Theodoro De Bona.

 

Conheça mais sobre a história do Campus

O movimento em prol da criação do campus de Curitiba I/Embap surgiu em 1947, na Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI), e recebeu apoio da Academia Paranaense de Letras, do Círculo de Estudos Bandeirantes, do Centro de Letras do Paraná, do Centro Feminino de Cultura, da Sociedade de Amigos de Alfredo Andersen, do Instituto de Educação e do Colégio Estadual do Paraná. Um documento contendo a proposta de criação foi entregue ao então governador do Estado do Paraná, Sr. Moysés Lupion, que encaminhou parecer favorável, por meio de mensagem à Assembléia Legislativa. Os trabalhos de organização da Escola foram confiados ao professor Fernando Corrêa de Azevedo que viajou a diversos estados para estudar a estrutura de entidades congêneres, visando adotar modelos consolidados. Logo após, o professor reuniu um grande grupo de professores para formar o corpo docente da Escola. Em 3 de outubro de 1949, por meio da Lei n°259, a Assembléia Legislativa oficializou a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, já em atividade desde a sua fundação em 17 de abril de 1948.

Em 22 de dezembro de 1954, o campus de Curitiba I/Embap foi reconhecido pelo Governo Federal através do decreto nº 36.627 e em 17 de julho de 1991, foi transformado em Autarquia Estadual, pela Lei Estadual nº 9.663. A partir de dezembro de 2013 a Escola, especializada no ensino e na formação de profissionais na área de Artes Visuais, Museologia e de Música, passou a integrar a Unespar, como campus de Curitiba I/Embap.

Na direção do campus de Curitiba I/Embap desde abril de 2016, o professor Marco Aurélio Koentopp ressalta a importância da Embap “enquanto formadora de profissionais com um nível de excelência reconhecido nacional e internacionalmente". Entre eles, prossegue, estão artistas visuais, instrumentistas, cantores, regentes, compositores e professores, que têm ocupado funções no Brasil e também fora dele. Como destaque, o diretor cita alguns profissionais de renome que vem representando a Instituição com maestria: “Nas Artes, entre grandes pintores, escultores, gravadores e professores, registro o nome de João Turim, Calderari, Theodoro de Bona, entre outros. Na mesma toada, músicos e professores de música que se espalham pelo Brasil e pelo mundo, desempenhando suas habilidades e conhecimentos adquiridos no campus de Curitiba I/Embap. De nome histórico, o compositor dos hinos de Curitiba e do Paraná, maestro Bento Mossurunga, o compositor Henrique de Curitiba, a pianista Henriqueta Duarte, entre muitos e muitas outras”.

Koentopp conta que além de primar pela formação profissional dos/as estudantes, “o campus de Curitiba I/Embap se mantém atento às tendências e se reinventa a cada ano, com a atualização dos cursos, sempre acompanhando as novas vertentes artísticas sem perder a sua história.” O diretor segue e faz questão de listar algumas melhorias: “A implantação do curso de Museologia, a renovação dos cursos do Centro de Artes Visuais e as novidades nos cursos de música com a atualização dos instrumentos populares, a renovação do curso de Composição e Regência, a implantação do curso de Mestrado em Música (PPGMUS), e somando a tudo isso a implantação do curso de Mestrado em Artes Visuais que está encaminhado à CAPES”, revela. Como resultado, Marco Aurélio comemora o momento e a evolução da Belas: “O campus de Curitiba I/Embap caminha vivo, dentro do seu propósito, preservando seu patrimônio, valorizando seu passado e visando o futuro!”.

Além do diretor do campus de Curitiba I/Embap, estiveram na cerimônia de abertura da Exposição, a reitora da Unespar Salete Machado Sirino; a vice-diretora do campus de Curitiba I/Embap, Solange Garcia Pitangueira; a diretora do Centro de Música, Ana Lúcia de Lima Pazos Vasquez; a diretora do Centro de Artes e Museologia, Deborah Alice Bruel Gemin;  Felipe Ribeiro, da Diretoria de Editoração da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), representando o pró-reitor da PRPPG; Marcia Moraes, diretora de Cultura, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a diretora geral do campus de Curitiba II/FAP, Noemi Ansay, ex-diretores, ex-vice-diretores, professores, servidores e comunidade externa.