Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição na Unespar Revive Memórias da Ditadura Militar em Curitiba

Exposição na Unespar Revive Memórias da Ditadura Militar em Curitiba

Geral, Extensão

por Leticia Bertoli publicado: 22/10/2024 14h23 última modificação: 22/10/2024 14h23

Os estudantes do curso de Museologia da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), do campus Curitiba I/Embap, em colaboração com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, realizam a Exposição Curricular 2024, intitulada "Cartografia da Repressão/Resistência: Memórias da Ditadura em Curitiba." A abertura oficial aconteceu no dia 10 de outubro e a mostra ficará aberta ao público durante todo o mês.

A mostra explora as marcas deixadas pela repressão durante a Ditadura Militar no Brasil, com um enfoque especial nas formas de resistência em Curitiba. A exposição visa promover uma profunda reflexão sobre memória e história, revisitando os anos de 1964 a 1985. "A Exposição Curricular 2024 é resultado das disciplinas 'Projeto de Exposição Curricular' e 'Exposição Curricular' do curso de Bacharelado em Museologia da Unespar", explica a professora Milena Mayer, responsável pela exposição. "A atividade proporcionou aos estudantes do 3º ano a oportunidade de aplicar na prática as metodologias e teorias aprendidas, assumindo responsabilidades em todas as etapas da produção, desde a concepção e pesquisa até a expografia e comunicação, consolidando assim os conhecimentos adquiridos ao longo do curso", complementa a professora.

O tema da exposição, escolhido em alusão aos 60 anos do golpe civil-militar, aborda o período da ditadura militar no Paraná, com foco em Curitiba. "O objetivo foi promover um diálogo entre a universidade e a comunidade, proporcionando um espaço de reflexão sobre memórias e histórias relacionadas à repressão e resistência", acrescenta a professora Milena. A curadoria da exposição, desenvolvida de forma coletiva, baseia-se em depoimentos de ex-presos políticos e militantes, publicados em obras como "Depoimentos para a História – A Resistência à Ditadura Militar no Paraná" e "Vozes da Resistência – Memórias da Luta Contra a Ditadura Militar no Paraná". A mostra destaca locais simbólicos de repressão e resistência em Curitiba, incluindo o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), espaços públicos como ruas e praças, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o antigo presídio do Ahú.

Um aspecto fundamental da exposição é a acessibilidade. "Com a orientação de profissionais e frequentadores do Instituto Paranaense de Cegos, os alunos desenvolveram elementos táteis e sensoriais, além de buscar a inclusão de legendas em braile e audiodescrição, garantindo que o conteúdo seja acessível a todos", enfatiza a professora.

Além da abertura, a programação inclui três eventos ao longo de outubro. No dia 17, a Roda de Escuta permitiu que ex-presos políticos compartilhassem suas vivências e memórias, em parceria com o LUME – Lugar de Memória. No dia 24, a Oficina de Bordado, ministrada pela professora Miliandre Garcia de Souza, explorará memórias de resistência por meio da arte do bordado. O encerramento, no dia 31, contará com uma mesa redonda sobre o papel da arte na resistência política, com as professoras Andrea d'Alessandri Forti, Isadora Mattiolli e Miliandre Garcia de Souza.

A exposição foi viabilizada por meio de uma ação extensionista, em parceria essencial com o LUME – Lugar de Memória e o grupo Tortura Nunca Mais - Paraná. A professora Milena destaca que a expografia foi projetada para mapear esses locais por meio de fotografias, trechos de depoimentos e elementos que recriam cenários, incluindo painéis criados por militantes.

Rosimeri Darc, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Unespar, visitou a exposição e expressou seu entusiasmo. "Fiquei encantada com a exposição, a começar pela disposição das informações, a preocupação com a ocupação dos espaços, mas, sobretudo, pelo compromisso em reunir as informações sob diferentes formatos, oportunizando a muitas pessoas conhecerem esse momento histórico. Considero muito importante ações dessa natureza que envolvem a memória, a história de um país, porque muito mais do que falar do passado, estamos apontando para aquilo que nos constitui como povo, e ainda aquilo que queremos ser. Parabenizo o Curso de Museologia, a professora Milena pela condução do trabalho e os acadêmicos pela iniciativa e pela grandeza dessa exposição".

A Exposição Curricular 2024 representa uma importante iniciativa na preservação da memória histórica e na promoção de debates sobre o passado e seu impacto no presente, reafirmando o papel da universidade na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Para mais informações sobre a exposição e eventos relacionados, acesse o Instagram da turma: @musadabelas.

Inscrições para os eventos:

Oficina de Bordado (24 de outubro): https://forms.gle/EopvQfW4wAKw33QX8.

Mesa Redonda – Arte e Resistência (31 de outubro): https://forms.gle/R94UQweJJyvWDLZt5.