Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival gastronômico coorganizado pelo curso de Turismo do campus de Campo Mourão movimenta R$ 1,2 milhão

Geral

Festival gastronômico coorganizado pelo curso de Turismo do campus de Campo Mourão movimenta R$ 1,2 milhão

Geral

por Fábio Candido dos Santos publicado: 09/09/2024 16h14 última modificação: 09/09/2024 16h14

A 4ª edição do festival gastronômico “Campo Mourão no Prato”, coorganizado pelo curso de Turismo do campus da cidade do centro-oeste paranaense da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec), arrecadou R$ 1,2 milhão entre 22 de julho e 5 de agosto, período de vigência do evento.

Do valor movimentado, cerca de R$ 690 mil são oriundos da venda de mais de 22 mil pratos – a R$ 29,90, cada – pelos 65 estabelecimentos do setor gastronômico presentes ao festival. O restante do montante arrecadado – quase R$ 590 mil – se deveu à comercialização de produtos adicionais.

Além da organização do evento, o curso de Turismo do campus de Campo Mourão atuou na elaboração de pesquisa de satisfação dos clientes do festival, abrangendo, com o trabalho, a qualidade dos pratos e do atendimento, assim como dos estabelecimentos envolvidos em geral.

A pesquisa também identificou o perfil dos consumidores dos pratos servidos pelos estabelecimentos participantes, descobrindo, entre outros dados, que 11% dos respondentes eram turistas e passaram cerca de dois dias na cidade.

O curso de Turismo do campus de Campo Mourão também é corresponsável, com a Seidec, pelas estratégias e regras para realização das duas edições ao ano – uma de verão e outra de inverno – do festival, bem como da qualificação para funcionários e empresários do setor de gastronomia local junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O festival adquiriu o formato atual a partir de uma atividade do programa “Turismo de Valor”, elaborada também em parceria do curso de Turismo com a Seidec, para o fomento a ações turísticas da cidade, aproximando empresários, sociedade civil, associações, Sistema S e comunidade.

Além do curso de Turismo e da Seidec, o festival é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam) e pelo Sebrae.