Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Filmes premiados nacionalmente contam com o trabalho de egressos e estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da Unespar

por Denise Ligmanovski publicado: 29/08/2024 16h14 última modificação: 29/08/2024 16h14

Egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), hoje já profissionais, estão deixando suas assinaturas em produções cinematográficas de grande destaque em nível nacional, o que reforça a excelência na qualidade acadêmica do curso de graduação, que completa 20 anos no ano que vem e já se consolidou como um dos mais importantes do gênero no país.

Uma das produções, o filme Estômago 2 – O Poderoso Chef, dirigido pelo cineasta curitibano Marcos Jorge, estreia hoje, 29, nas principais capitais brasileiras. O filme foi o grande destaque no Festival de Cinema de Gramado, o mais importante do Brasil, que aconteceu de 9 a 17 de agosto, em que conquistou cinco troféus Kikito, incluindo o de Melhor Filme, pelo júri popular.

Uma parte significativa da equipe técnica de Estômago 2 – O Poderoso Chef contou com o trabalho de profissionais formados pelo curso de Cinema e Audiovisual da Unespar.

Na equipe de direção atuaram Vinícius Vendramim, Isabele Orengo e Hugo Lobo. Lara Maria Antunes e Amanda Bonfim participaram da equipe de efeitos especiais. A produtora do filme, Cláudia da Natividade, foi professora do curso e convidou Guilherme Dias, Vinícius Vendramim e Amanda Soprani para integrarem a equipe de produção. A equipe de arte contou com o trabalho de Igor Urban e Clara Bressane e na equipe fotográfica atuaram Guilherme Delamuta e Murilo Marchesi. Como responsáveis pelo som do filme trabalharam Lucas Maffini, Tulio Borges e Bruno Ito. No set de filmagem o egresso Danilo Benites, também aluno do Mestrado em Artes da Unespar, desempenhou a função de platô.

Outro filme premiado em Gramado foi a “Casa Amarela”, que valeu ao egresso Adriel Nizer o Kikito de Melhor Roteiro na categoria curta-metragem e que também contou com grande participação de egressos do curso da Unespar.

No roteiro e direção está Adriel Nizer. Como primeiro assistente de direção consta Rodrigo Bontempo. Na direção de fotografia aparece Renato Ogata. Como coordenação de produção Fábio Thibes. Lais Melo e Bea Gerolim na direção de arte. Como técnico de som está Carmen Agulhan. Tulio Borges como artista de foley. Na finalização de imagem o responsável é Lucas Kosinski e na legendagem e tradução para inglês consta Iury Malucelli.

O filme conta ainda com o trabalho de dois estudantes do curso: Ariane Miake como assistente de produção executiva e Luc da Silveira como still, making of e redes sociais.