Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formados da primeira turma de Direito do campus de Paranavaí da Unespar recebem carteiras da OAB

por Fábio Candido dos Santos publicado: 29/07/2024 11h06 última modificação: 29/07/2024 11h06

A subseção de Paranavaí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) entregou, no último dia 25, credenciais a dez formados da primeira turma do curso de Direito do campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em solenidade realizada na sede da entidade.

O presidente da OAB Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, relembrou, após a outorga das carteiras aos novos advogados, o apoio da subseção à criação do curso, o primeiro de uma instituição superior pública na cidade do noroeste paranaense.

“Mas por que fui favorável? Porque era um sonho dessa cidade. Um curso de Direito gratuito. Um curso que tenho certeza ser de excelência. E não poderia deixar de não apoiar aquela ideia”, disse Santos.

Lucilio da Silva, um dos idealizadores do curso e atual coordenador, parabenizou os advogados credenciados e enfatizou a importância da profissão e da outorga do documento da OAB para o exercício da cidadania.

“Com essa carteira, vocês conseguem acessar lugares na defesa dos direitos do cidadão que ninguém consegue. E, desenvolvendo o aspecto técnico que sei que cada um de vocês têm e o espírito humanístico que receberam na Universidade, tenho certeza de que a carreira de vocês será brilhante”, celebrou.

O vice-reitor da Unespar, professor Edmar Bonfim de Oliveira, congratulou os ex-alunos da instituição, bem como o corpo diretivo da OAB Paranavaí, e destacou a importância da entrega das credenciais aos novos advogados. Oliveira ainda aproveitou a oportunidade para parabenizar todo o corpo docente do colegiado do Curso de Direito, que “não mediu esforços, ajudando a tornar possível o sonho de se formar advogado por uma instituição pública e gratuita na cidade de Paranavaí”.

Os docentes do campus Elias de Souza Júnior, vice-diretor, João Egídio da Silva, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e Wanderson Lago, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) também participaram da solenidade.

Entre os novos credenciados, que proferiram discursos emocionados em meio a agradecimentos a Deus e a familiares, a advogada Camila Costa resumiu o sentimento do grupo ao elogiar o papel dos docentes do curso na formação de suas carreiras, frisando que “a gente nunca teria conseguido alcançar essa grande aprovação com a Unespar na OAB [sem o apoio deles] porque foram muito importantes tanto no nosso crescimento profissional quanto no educacional”.

A entrega das carteiras da OAB aos advogados formados pela Unespar representa a consolidação do curso de Direito na região, desejo antigo da professora Luzia Bana, ex-diretora do campus de Paranavaí. Em abril, o curso já havia recebido o reconhecimento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e ainda conseguiu aprovar, em sua primeira turma (2023), 18 dos 24 formandos no exame da OAB. Da atual, oito já foram aprovados até o momento.