Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Funarte premia professor e egresso da Unespar na XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Geral

Funarte premia professor e egresso da Unespar na XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Geral

por Fábio Candido dos Santos publicado: 01/12/2023 16h29 última modificação: 01/12/2023 16h29

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) premiou as obras musicais do docente do curso de Composição e Regência do campus Curitiba I/Embap da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Felipe de Almeida Ribeiro, e do egresso Daniel Vargas, ao selecioná-las para a XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada de 11 a 16 de dezembro, no Rio de Janeiro. 

A Funarte distribuiu uma premiação total de R$ 350 mil para 54 obras divididas nas quatro categorias abarcadas pela XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Ribeiro e Vargas, classificados, respectivamente, nas categorias C e D da Bienal, receberão, cada um, R$ 5 mil pela seleção de suas composições e se apresentarão no dia 14 de dezembro, em concerto na Sala Funarte Sidney Miller.  

O docente receberá a honraria pela composição "Earthshine", para flauta em dó, percussão, violão folk, fagote e eletrônica ao vivo, executada pelo Abstrai Ensemble e o próprio compositor, regendo a eletrônica em tempo real. Já Vargas será contemplado pela obra "Jaguánhenhém", para viola solo, interpretada na ocasião por Martinez Nunes.  

A XXV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, evento de abrangência nacional e dirigido à difusão e à popularização da música de concerto brasileira, é uma iniciativa da Funarte visando à ampliação do repertório nacional da vertente musical e ao intercâmbio entre autores de diferentes regiões do país