Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governador Beto Richa assina decreto de credenciamento da Unespar

Governador Beto Richa assina decreto de credenciamento da Unespar

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h23

O dia 04 de dezembro de 2013 representa um marco na trajetória histórica da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), pois nesta data o governador Beto Richa assinou o decreto de credenciamento da sétima universidade pública do Estado.

A Unespar é constituída pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Faculdade de Artes do Paraná, ambas em Curitiba, pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória e pela Escola de Segurança Pública da Academia Militar do Guatupê.

A Unespar já nasce como a terceira maior universidade estadual, contando com 12.600 alunos, 800 professores e 260 agentes universitários, abrangendo 150 municípios, que somam 4,5 milhões de pessoas. Oferta 70 cursos de graduação distribuídos em 16 Centros de Área, 36 cursos de especialização e 02 mestrados.

A cerimônia de assinatura do decreto ocorreu no Salão de Atos do Palácio Iguaçu, em Curitiba, e contou com a participação do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, do reitor da Unespar, Antonio Carlos Aleixo, do vice-reitor, Antonio Rodrigues Varela, dos prefeitos de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, e de Apucarana, Beto Preto, do presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves, bem como dos diretores das faculdades que formam a Unespar: Eder Rogério Stela (Fecilcam), Stela Maria da Silva (Fap), Maria José Justino (Embap), Rogério Ribeiro (Fecea), Sidnei Kempa (Fafipar), Elias de Souza Junior (Fafipa), Vanderlei Garcia Sanches (Fafiuv) e major Vanderlei Rotembourg (Academia Militar do Guatupê).

Segundo Beto Richa, “o credenciamento representa a valorização e a garantia de um ensino superior gratuito de qualidade na região, permitindo a formação acadêmica e profissional de pessoas na própria região em que vivem e colaborando para o desenvolvimento econômico e social”.

O secretário João Carlos Gomes, por sua vez, salientou que, com a concretização da Unespar, há a possibilidade de desenvolvimento de novos projetos em diversas áreas.

O reitor Antonio Carlos Aleixo destacou e agradeceu a participação de todos os envolvidos no processo de construção da universidade, desde o primeiro projeto proposto em 2001, e salientou que com este ato o governo do Estado reafirma seu compromisso com um ensino superior de qualidade.

Durante a solenidade, um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Música da Faculdade de Artes do Paraná realizou uma apresentação sob a coordenação do professor André Ricardo de Souza.

Participaram ainda do evento os reitores da Unicentro, Aldo Nelson Bona, que também preside a APIESP, da UEM, Júlio Santiago Prates Filho e da UEL, Nádia Aparecida Moreno, o diretor da Fundação Araucária, Paulo Brofmann, o assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, bem como professores, agentes universitários e acadêmicos da Unespar.