Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo do Estado autoriza o funcionamento do curso de Direito no Campus de União da Vitória da Unespar

Geral

Governo do Estado autoriza o funcionamento do curso de Direito no Campus de União da Vitória da Unespar

Geral, Ensino

por Helio Sauthier publicado: 06/06/2022 14h23 última modificação: 05/07/2022 08h32

Nesta segunda, 6/6, ocorreu a assinatura da autorização governamental para a oferta do curso de Direito no campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em solenidade realizada em União da Vitória.

 A oferta do curso representa uma expectativa da população do entorno do município, da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, como possibilidade de desenvolvimento local e mobilidade regional com a criação do primeiro curso de Direito numa instituição pública na região. Este também será o primeiro curso de bacharelado do campus de União da Vitória.

 O curso de Bacharelado em Direito, terá duração de 5 anos, com 40 vagas ofertadas no turno matutino, e o vestibular para ingresso da primeira turma poderá acontecer ainda no segundo semestre de 2022.  O novo curso tem como ênfase formativa, o compromisso compartilhado e a participação coletiva na promoção e monitoramento de políticas públicas de proteção dos Direitos Humanos, considerando o desenvolvimento humano e regional; a universalização de direitos em um contexto de desigualdades; o acesso à justiça e o combate a todas as formas de violência, buscando pela educação, uma sólida cultura em Direitos Humanos.

 A solenidade contou com a participação do superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, do diretor do campus de União da Vitória, Alcemar Martello, da vice-diretora, Kellen dos Santos Junges, da pró-reitora da Prograd, Marlete Schaffrath, do pró-reitor da Progesp, Valderlei Garcia Sanches, de agentes universitários, docentes e integrantes da comunidade externa.

 O diretor do campus, Alcemar Martello, salienta que “a autorização do funcionamento do bacharelado em Direito para o campus de União da Vitória da Unespar, consolida o atendimento aos anseios da população com a implantação de um curso que contempla as demandas originadas nas audiências públicas realizadas com a comunidade. O enfoque em Direitos Humanos apresentado pelo curso, proporcionará um grande passo para o desenvolvimento social e humano da região do Vale do Iguaçu. É importante ressaltar que esta é uma conquista da comunidade acadêmica, de representantes do governo e principalmente dos moradores da região, que apoiam o crescimento da Unespar, como uma instituição pública, gratuita e de qualidade”.  A vice-diretora, Kellen dos Santos Junges, evidencia que “o curso de Direito será o primeiro curso de Bacharelado do campus, e foi um projeto pensado e escrito em muitas mãos. A autorização para sua implantação será, sem dúvida, uma conquista para a Unespar e para toda a comunidade. Queremos agradecer aos professores do campus que se dedicaram ao projeto, às autoridades locais, a nossa reitora Professora Salete Sirino, ao Superintendente da SETI, Professor Aldo Bona e aos Deputados Hussein Bakri e Tadeu Veneri pelo grande apoio para que chegássemos ao dia de hoje”.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlete dos Anjos Schaffrath, “um curso novo é sempre motivo de renovação de esperanças no ensino público superior Paranaense. O curso de Bacharelado em Direito do campus de União da Vitória tem a marca do esforço pedagógico dos professores do campus, da responsabilidade técnica da Prograd e da atenção dos Conselheiros dos Conselhos Superiores da Unespar. É um curso que nasce forte, pois se hospeda numa importante região do Estado e tem a chancela de uma das maiores Universidades do Paraná.”

Para a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, a oferta do curso de Direito constitui uma resposta da Universidade ao anseio da comunidade de União da Vitória e região. “A Unespar vive hoje um momento de visível crescimento institucional com a autorização pelo governo do estado de vagas para a realização de concursos públicos para docentes e agentes universitários. O anúncio da autorização do funcionamento do Curso de Bacharelado em Direito no campus de União da Vitória é um marco histórico para a Unespar, pois será o primeiro curso público e gratuito que atenderá a população da cidade de União da Vitória e mais de vinte municípios da região tanto do Paraná, como de Santa Catarina. Expressamos nossos parabéns à equipe diretiva do campus, às e aos docentes envolvidos na elaboração da proposta, a assessoria da Prograd  e expressamos nossa gratidão ao Professor Aldo Bona e aos Deputados Hussein Bakri e Tadeu Veneri pelo fundamental apoio para que o dia de hoje fosse possível.”

O superintendente da Seti, Aldo Bona, destaca que “a autorização do Governador Ratinho Júnior para a oferta do curso de Direito no campus de União da Vitória é mais um resultado da organização institucional a partir do estabelecido pela Lei Geral das Universidades. É fruto do exercício da autonomia universitária em sua plenitude, com parâmetros claros de financiamento por parte do Governo do Estado”.

 

SOBRE O CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA

Com excelência na formação de professores, o campus de União da Vitória foi criado como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), em 22 de dezembro de 1956. Com mais de 1.300 estudantes, atende a uma comunidade que atua, principalmente, no Sul do Paraná e no Norte de Santa Catarina. Desde sua origem, o campus assume um compromisso com desenvolvimento da região para ser um centro irradiador e transformador da estrutura cultural, atingindo 22 municípios de sua área de abrangência, com uma população estimada em 300 mil habitantes.

Atualmente, oferta 09 cursos de graduação e 05 cursos de pós-graduação. O curso de Direito será o décimo curso ofertado pelo campus e o primeiro na modalidade Bacharelado. A Unespar é a terceira maior universidade Estadual do Paraná, oferta mais de 70 cursos de graduação e possui mais seis campi em Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá e Paranavaí, com mais de 12 mil estudantes de graduação e pós-graduação.