Geral
Governo do Estado lança resultados do projeto Paraná 2040
Geral
Foram apresentados publicamente, na última sexta-feira (23), os resultados do projeto Paraná 2040 – Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A iniciativa é encabeçada pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e foi realizada em cooperação técnica com Observatório Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O lançamento aconteceu de forma híbrida: presencialmente, no Campus da Indústria, e transmitido por meio do canal da Araucária no YouTube.
Fruto de dois anos de extensa pesquisa, o projeto lança seu conjunto de achados e recomendações reunidos em uma coleção de e-books, de acesso totalmente aberto no portal iAraucária.
As publicações apresentam planejamentos de longo prazo, no horizonte de 2040, para cada um dos nove Ecossistemas Regionais identificados pela iniciativa: Campos Gerais, Centro-Sul, Litoral, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro, Oeste, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Sudoeste.
Inteligência coletiva
Um dos diferenciais do Paraná 2040 residiu na ampla inteligência coletiva que o projeto envolveu, fato com repercussões em seu tempo de execução, atravessado pelos desafios de interlocução impostos pela pandemia da Covid-19 nos últimos anos.
Nesse contexto, a iniciativa apostou em momentos de diálogo on-line, alternativa às restrições de encontros presenciais que, ao final, acabou por potencializar sua característica participativa. O projeto contemplou uma série de painéis virtuais, nos quais cerca de 730 especialistas, conectados aos nove Ecossistemas envolvidos, vieram a ser mobilizados para debates e consensos em torno do futuro da CT&I em suas regiões. Além disso, houve uma sequência de consultas web, por meio das quais aproximadamente 1.300 especialistas locais validaram conteúdos estratégicos que deram forma aos e-books do projeto.
Por fim, fizeram parte desse percurso um conjunto de 20 ateliês técnicos para cocriação entre as equipes da Fundação Araucária e do Observatório Sistema Fiep.
Fonte: Assessorias de Comunicação da Fundação Araucária e Sistema Fiep.
Para ler a matéria completa, clique aqui