Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo do Estado lança resultados do projeto Paraná 2040

Geral

Governo do Estado lança resultados do projeto Paraná 2040

Geral

por publicado: 28/06/2023 12h19 última modificação: 28/06/2023 12h19
Exibir carrossel de imagens Agência Sistema Fiep

Foram apresentados publicamente, na última sexta-feira (23), os resultados do projeto Paraná 2040 – Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I). A iniciativa é encabeçada pelo Governo do Paraná, por meio da Fundação Araucária, com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e foi realizada em cooperação técnica com Observatório Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O lançamento aconteceu de forma híbrida: presencialmente, no Campus da Indústria, e transmitido por meio do canal da Araucária no YouTube.

CANAL NO YOUTUBE CLIQUE AQUI 

Fruto de dois anos de extensa pesquisa, o projeto lança seu conjunto de achados e recomendações reunidos em uma coleção de e-books, de acesso totalmente aberto no portal iAraucária.

PORTAL IARAUCÁRIA CLIQUE AQUI 

As publicações apresentam planejamentos de longo prazo, no horizonte de 2040, para cada um dos nove Ecossistemas Regionais identificados pela iniciativa: Campos Gerais, Centro-Sul, Litoral, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro, Oeste, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Sudoeste.

 

Inteligência coletiva

Um dos diferenciais do Paraná 2040 residiu na ampla inteligência coletiva que o projeto envolveu, fato com repercussões em seu tempo de execução, atravessado pelos desafios de interlocução impostos pela pandemia da Covid-19 nos últimos anos.

Nesse contexto, a iniciativa apostou em momentos de diálogo on-line, alternativa às restrições de encontros presenciais que, ao final, acabou por potencializar sua característica participativa. O projeto contemplou uma série de painéis virtuais, nos quais cerca de 730 especialistas, conectados aos nove Ecossistemas envolvidos, vieram a ser mobilizados para debates e consensos em torno do futuro da CT&I em suas regiões. Além disso, houve uma sequência de consultas web, por meio das quais aproximadamente 1.300 especialistas locais validaram conteúdos estratégicos que deram forma aos e-books do projeto.

Por fim, fizeram parte desse percurso um conjunto de 20 ateliês técnicos para cocriação entre as equipes da Fundação Araucária e do Observatório Sistema Fiep.

 

Fonte: Assessorias de Comunicação da Fundação Araucária e Sistema Fiep.

Para ler a matéria completa, clique aqui