Geral
Graduados podem se candidatar para intercâmbio na Itália
Geral
Encerram, na próxima segunda-feira (30), as inscrições para o Programa de Bolsas de Estudo IILA-MAECI 2025, que oferece oportunidade de intercâmbio na Itália. Para participar é necessário submeter a candidatura, por meio do portal oficial do IILA, anexando a documentação exigida.
Podem participar jovens de até 35 anos que sejam cidadãos de países da América Latina, apresentem um projeto de pesquisa ou estágio e uma carta de aceitação da instituição italiana onde pretende desenvolver seu trabalho, ter diploma universitário e comprovada experiência na área em que se solicita a bolsa e ter envolvimento em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas, privadas ou ONGs latino-americanas relacionadas com o tema da bolsa pleiteada. Adicionalmente, conhecimentos básicos do idioma italiano constituem requisito desejável.
As áreas contempladas pelo programa incluem:
- Sustentabilidade ambiental e agroalimentos: foco em práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis, preservação ambiental e segurança alimentar.
- Ciências da vida e saúde: pesquisa em biotecnologia, medicina e ciências aplicadas à saúde pública.
- Tecnologias espaciais e inovações: desenvolvimento de tecnologias avançadas aplicáveis ao espaço e suas implicações científicas e comerciais.
- Preservação do patrimônio cultural: estudo e conservação do vasto patrimônio histórico, arquitetônico e artístico, tanto italiano quanto latino-americano.
As bolsas do intercâmbio cobrem um período de três a seis meses de estágio ou pesquisa na Itália, com um auxílio financeiro mensal de € 1.500, além de seguro de saúde.
O programa é promovido pelo Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA) e o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI).