Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupos de pesquisa lançam livros sobre Arte e Educação no dia 27 de outubro

Grupos de pesquisa lançam livros sobre Arte e Educação no dia 27 de outubro

Geral, pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 24/10/2022 11h35 última modificação: 01/11/2022 17h10

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM) e o Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (GAEFO), do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realizarão lançamento de dois livros, no dia 27 de outubro, às 10h, no Auditório Antonio Melillo, campus de Curitiba II/FAP.

Uma das obras se chama “Ensaios sobre Arte, Educação e Musicoterapia" e foi organizada pelas professoras Sheila Beggiato e Andressa Dias Arndt. O outro livro, intitulado como “Arte, Educação e Formação Docente”, contou com a organização dos professores Robson Rosseto e Sônia Tramujas Vasconcelos.

Uma abertura musical será realizada antes do lançamento dos livros. Em seguida, o estudante/autor Nino Scarsetto, do curso de Licenciatura em Artes Visuais, do campus de Curitiba II/FAP, fará uma explanação da obra artística que compõe a capa de um dos livros. Na sequência, os grupos de pesquisa esclarecerão seus propósitos e ações conjugados com o relato de alguns textos publicados nos livros, para posterior conversa com o público.

Os livros estão disponíveis no link abaixo

LIVRO ENSAIOS, SOBRE ARTE, EDUCAÇÃO E MUSICOTERAPIA CLIQUE AQUI

LIVRO ARTE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE CLIQUE AQUI

Conheça a sinopse de cada obra:

ENSAIOS, SOBRE ARTE, EDUCAÇÃO E MUSICOTERAPIA

Esta coletânea de ensaios apresenta diálogos, reflexões críticas, investigações e relatos de experiências de pesquisadores e pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia (NEPIM), junto a profissionais colaboradores/as. Aqui, abordamos os temas que nos atravessam e nos constituem no que diz respeito a Arte, a Ciência e a Vida. Neste livro, apresentamos perspectivas sobre processos de inclusão/exclusão, processos de aprendizagem no âmbito do ensino universitário, relação do humano com a criação artística e musical, bem como temas constituintes do campo da Musicoterapia. Com as vozes que aqui são apresentadas, desejamos construir cenários dialógicos que inspirem saberes e fazeres no âmbito da Educação, da Arte e da Musicoterapia.

ARTE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE

Os textos apresentados neste livro expressam reflexões e investigações realizadas por integrantes do grupo de pesquisa Arte, Educação e Formação Docente, o GAEFO (Unespar/CNPq). A pluralidade de perspectivas se relaciona com a formação, atuação e qualificação docente nas potencialidades da Arte, em suas diferentes abordagens teórico/práticas, nas ações educativas e no desenvolvimento de processos artísticos associados à formação da professora e do professor de Arte Visuais, Música e Teatro. O desejo é dialogar, trocar, tornar visível o trabalho investigativo realizado pelo GAEFO, reafirmando movimentos, posturas e lutas a favor da formação docente e das especificidades das áreas artísticas. São territórios investigativos e contextos de formação que agregam valor a este campo tão combatido no cenário social e educativo, o ensino da Arte.