Você está aqui: Página Inicial > Notícias > II Seminário sobre Gênero será aberto nesta quarta-feira em Paranavaí

Geral

II Seminário sobre Gênero será aberto nesta quarta-feira em Paranavaí

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h25
Militante dos direitos humanos e vereadora de Londrina vai proferir palestra de abertura

Militante dos direitos humanos e vereadora de Londrina vai proferir palestra de abertura

Com uma programação que contempla a realização de palestras, debates, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos começa nesta quarta-feira, 13, o II Seminário sobre Gênero da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de Paranavaí. A abertura será realizada às 9 horas, com a palestra sobre os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais ministrada pela vereadora de Londrina e militante dos direitos humanos, Elza Correia.

De acordo com a coordenadora, professora Maria Inez Marques, uma das preocupações do seminário e do grupo é o debate e o combate a violência de gênero e a violência doméstica que se consubstanciam em demanda real e potencial para as diferentes políticas sociais públicas nos níveis nacional, estadual e regional. “Teremos a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e profissionais de diferentes áreas que vão debater e propor alternativas para o enfrentamento das questões em pauta no evento”, comenta.

O evento segue até quinta-feira, 14, e também objetiva demonstrar a estreita relação entre a academia e os municípios da região no que se refere às discussões e busca de alternativas às situações que são de interesse mútuo. A organização é responsabilidade do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas, vinculado ao curso de Serviço Social e apoio da administração pública municipal e estadual.

Minicursos
Para participar dos minicursos é necessário fazer inscrição prévia. Serão realizado cinco diferentes propostas que discutirão a questão da população LGBTT e as políticas públicas de inclusão; as políticas púbicas para garantir equidade de gênero e raça no mercado de trabalho; reflexões sobre a homofobia na família; desdobramentos e rebatimentos da pornografia de vingança contra a mulher e, por último, a complexidade para a implementação do protocolo de atendimento a mulheres vitimas de violência doméstica.

A programação completa e mais informações do II Seminário sobre Gênero estão disponíveis em www.fafipa.br/genero.