Geral
II Seminário sobre Gênero será realizado no campus de Paranavaí
Geral, Pesquisa
Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais são os temas principais a serem debatidos no II Seminário sobre Gênero que acontecerá no campus de Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O evento está marcado para os dias 13 e 14 de julho e objetiva demonstrar a relação entre academia e os municípios da região no que diz respeito da violência de gênero e da violência doméstica e o potencial para as diferentes políticas sociais públicas nos níveis nacional, estadual e regional.
Os interessados em apresentar trabalhos devem submeter as propostas de comunicação até 20 de junho a partir dos três eixos temáticos: gênero, trabalho e políticas públicas; gênero, classe, raça/etnia e diversidade sexual; e violências de gênero, doméstica e intrafamiliar. Os proponentes devem produzir resumos expandidos com no máximo cinco laudas e seguindo as normas da comissão organizadora. Já os ouvintes podem se inscrever até 24 de junho. Todos os critérios para participação estão disponíveis no site www.fafipa.br/genero.
O II Seminário sobre Gênero é uma realização do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas vinculado ao colegiado do curso de Serviço Social do campus de Paranavaí. O público-alvo são estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, gestores, profissionais de diferentes áreas, bem como pessoas da sociedade civil interessadas em refletir, debater e propor alternativas para o enfrentamento das questões pautadas pelo evento.
Programação
Para o Seminário estão previstas a realização de palestra, mesa redonda, minicursos e apresentação de trabalhos. A convidada para a abertura é a vereadora de Londrina, Elza Correia, que vai falar sobre os dez anos da lei Maria da Penha. Elza é militante em prol dos direitos humanos, em particular dos direitos das mulheres.
A mesa redonda debaterá questões sobre o enfrentamento à violência doméstica e intrafamiliar. Para isso, as participantes serão a coordenadora de Programas de Controle de Doenças da Divisão de Vigilância em saúde na Regional de Saúde em Paranavaí, Maria da Penha Francisco, a secretária de Assistência Social de Paranavaí, Marly Correia Faria Bavia, e a assistente social e psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Paranavaí, Flávia Laura Soares e Tânia Mara Batista Rosa, respectivamente.
Os minicursos terão como tema “A população LGBT e as políticas públicas de inclusão”, “A mulher no mercado de trabalho”, “Reflexões sobre homofobia na família” e “Desdobramentos e rebatimentos desta forma de violência contra a mulher, sob a perspectiva de gênero”.