Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Siedh abre espaço para debate sobre Educação em Direitos Humanos

III Siedh abre espaço para debate sobre Educação em Direitos Humanos

Geral, ensino

por Marina Santos Daum publicado: 14/07/2023 13h01 última modificação: 14/07/2023 13h01

Entre os dias 28 e 30 de junho a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) reuniu estudantes, docentes, agentes universitários, lideranças comunitárias, ativistas, artistas e pessoas da comunidade externa, para refletirem questões de interesse internacional para a Educação em Direitos Humanos durante o III Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos (III Siedh) - Otimismo Apocalíptico: Cartas para um Tempo, promovido pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), por meio da Diretoria de Direitos Humanos (DDH).

A novidade dessa edição do III Siedh é a publicação de uma Coletânea de cartas encaminhadas por palestrantes e participantes. Portanto, para quem se inscreveu e participou do evento, será possível encaminhar uma carta até o dia 30 de julho, por meio do site disponível abaixo.

ENVIO DA CARTA CLIQUE AQUI

Neste ano III Siedh permeou o diálogo entre Brasil, México, Moçambique e Portugal e evidenciou as contradições, ambiguidades e também as potências dos tempos atuais, em palestras e painéis presenciais e transmitidos e disponíveis para acesso no YouTube da Unespar.

YOUTUBE CLIQUE AQUI

O III Siedh também levou aos sete campi da Unespar, Laboratórios presenciais organizados pelas equipes do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e de seus Núcleos: Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG); Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (Nera) e Núcleo de Educação Especial Inclusiva (Nespi), com programação variada, com temas como, o enfrentamento à violências de gênero, a igualdade racial, processos de inclusão cultural e educacional de pessoas com deficiência e neurodiversas, além do autocuidado e do bem-estar emocional, com ações promovidas pelo Programa CEDH Acolhe.

O evento teve como palestrante da abertura um dos mais importantes intelectuais da área da Educação em Direitos Humanos, Solon Viola, que abordou os desafios e perspectivas dessa área na atualidade, ao lado de representante discente e docente da Unespar. Também esteve presente no III Siedh, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino. Para o encerramento, a presença marcante da líder indígena Eliane Potiguara, com o tema do feminismo indígena, em diálogo com representação estudantil e da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) da Unespar.

Para a pró-reitora da Proepdh, Andréa Sério, o III Siedh coloca a Unespar como propositora de reflexões importantes sobre pontos comuns e especificidades contextuais dos países envolvidos e permite o aprofundamento das perspectivas de desenvolvimento da Educação em Direitos Humanos na América Latina, África e Europa.