Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para curso de formação de ações para aperfeiçoar ensino, pesquisa e extensão

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 12/04/2023 13h50 última modificação: 12/04/2023 13h50

Encerram às 23h59 do dia 24 de abril, as inscrições para o curso de Formação para Ações Articuladoras do Tripé Ensino, Pesquisa e Extensão nas universidades paranaenses, destinado a docentes, técnicos e estudantes. A proposta é discutir e aperfeiçoar o conhecimento sobre a extensão universitária.

Ao todo, 500 vagas serão ofertadas para as Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná, e instituições de ensino superior privadas. Há também espaço para professores da rede pública do ensino fundamental através da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED).

As inscrições podem ser feitas através do site da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pelo link disponível abaixo.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

A extensão nas universidades é uma ferramenta primordial para a interação entre a instituição de ensino superior com a sociedade. As aulas serão no formato de ensino à distância, com atividades remotas e assíncronas, que totalizam 180 horas.

O curso será ofertado em sete módulos:

• Módulo 1 - Extensão Universitária Origens e Histórico

• Módulo 2 - A Extensão como Ferramenta Pedagógica e Científica de Transformação Social

• Módulo 3 - Extensão Universitária, Ciência e Concepções Metodológicas

• Módulo 4 - Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação de Práticas Extensionistas

• Módulo 5 - Gestão de Políticas para a Extensão Universitária

• Módulo 6 - Extensão e Inserção Curricular

• Módulo 7 - Desafios Atuais da Extensão

O projeto é realizado pela SETI e Universidade Virtual do Paraná (UVPR), em conjunto com as IEES, sob coordenação da UEPG. O curso é coordenado pela professora da UEPG, Édina Schimanski, com apoio das Pró-reitorias de Extensão e Cultura da UEPG, UEL, UEM, Unicentro, Unespar, Unioeste E UENP.

Ao final, será emitido um certificado para aqueles que tiverem 75% de participação no curso.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail tripeextensao@ead.uepg.br.