Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para curso de Formação de Integrantes de Bancas de Heteroidentificação

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 02/05/2024 15h32 última modificação: 03/05/2024 14h21

Abertas até o dia 30 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Integrantes de Bancas de Heteroidentificação, destinado a docentes, discentes, agentes universitários(as) e comunidade externa. O objetivo é formar pessoas aptas a comporem bancas nos processos de seleção de estudantes de graduação e de pós-graduação e de concursos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Inscrições aqui: https://forms.office.com/r/DYRCt90J2u

O curso terá certificação de 20 horas e será realizado, aos sábados, nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de junho, das 9 às 11 horas, no formato online, pela plataforma google meet. Serão destinadas 30 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. No formulário de inscrição é possível ter acesso ao programa do curso.

A formação tem por objetivo a qualificação da comunidade acerca das relações étnico-raciais no Brasil, no contexto das Comissões de Heteroidentificação. A finalidade é atender a Resolução Nº 001/2019 COU/Unespar, que prevê bancas de heteroidentificação como um dos requisitos para ingresso de estudantes autodeclarados(as) negros(as) no processo vestibular, para ingresso nos cursos de graduação, bem como para os demais processos seletivos para adesão aos cursos de pós-graduação e, ainda, nos concursos docentes com reserva de cotas raciais para pessoas pretas e pardas.

O curso é ofertado pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), em parceria com os Núcleos de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), vinculados aos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDH).

Mais informações com a equipe organizadora pelo endereço direitos.humanos@unespar.edu.br.

#ParaTodosVerem: Informações da figura: Curso Banca de Heteroidentificação. Curso de formação para integrantes de banca de heteroidentificação da Unespar 2024. Inscrições: 30/04 a 30/05. Acesse aqui o formulário de inscrição. Ilustração: Figura com fundo verde e formas abstratas coloridas. Ao centro, o desenho de uma jovem negra com cabelos presos formando um coque alto e um lenço vermelho amarrado na cabeça. Ela usa brinco grande, em formato de argola e usa batom vermelho.