Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para exame de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros

por publicado: 17/02/2023 13h43 última modificação: 17/02/2023 13h43

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no dia 2 de fevereiro, no Diário Oficial da União (DOU), o edital da primeira edição de 2023 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). Os/As interessados/as deverão se inscrever até 24 de fevereiro, por meio do Sistema Celpe-Bras. As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de abril, em postos no Brasil e no exterior. No Paraná, os postos aplicadores são a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

EDITAL CLIQUE AQUI

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

O Celpe-Bras é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior, destinado a estrangeiros, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.

O exame é composto por duas partes: uma escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes. Isso inclui práticas de uso da língua portuguesa que possam ocorrer no cotidiano de um estrangeiro que pretende interagir em português, no Brasil.

Saiba mais sobre o Celpe-Bras clicando aqui