Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o Enem

Inscrições abertas para o Enem

por Marina Santos Daum publicado: 05/06/2023 10h07 última modificação: 05/06/2023 11h00

Nesta segunda-feira (5), iniciaram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, por meio do link disponível abaixo. Neste ano, a taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 21 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) utiliza as notas do Enem como método de ingresso para os cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

Como já passou o prazo para a solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), lembra que os/as participantes, incluindo os/as ausentes no Enem 2022 que tiveram aprovada a justificativa de ausência, ainda assim devem efetuar a inscrição no Enem 2023.

Em casos que haja necessidade de atendimento especializado, os/as candidatos/as deverão informar a/as condição/ões que motiva/am a sua solicitação no ato da inscrição, por meio de documentos que comprovem a necessidade. As condições citadas pelo edital são as seguintes: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

Para requerer tratamento pelo nome social, será necessário solicitá-lo durante o período das inscrições, por meio do site www.enem.inep.gov.br/participante. Somente serão aceitos nomes sociais cadastrados na Receita Federal. O tratamento pelo nome social é destinado a quem se identifica e quer ser reconhecido socialmente em consonância com sua identidade de gênero. As condições citadas pelo edital são as seguintes: participante transexual, travesti ou transgênero.

No momento da inscrição, todos/as os/as participantes precisam informar seu número do CPF e a data de nascimento. Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceitará inscrição com CPF em situação irregular.

O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo endereço www.enem.inep.gov.br/participante, em data a ser divulgada.

O Enem 2023 será aplicado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Para mais informações, acesse o edital disponível abaixo.

EDITAL CLIQUE AQUI