Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para seleção de tradutores, assessores e revisores voluntários de textos acadêmicos

Geral, Ensino

por Denise Ligmanovski publicado: 04/05/2023 11h06 última modificação: 12/05/2023 06h40

Encerra dia 11 de maio, a inscrição no processo seletivo para Estágio Técnico (modalidade voluntariado), na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), para que estudantes atuem como assessores(as), revisores(as) e tradutores(as) de textos acadêmicos (para a língua inglesa) no Centro Acadêmico de Letramento e Escrita (CALE) nesta Universidade.

Quanto ao perfil e atribuições, vale ressaltar que as atividades de revisão e de tradução envolvem muito mais do que revisão ortográfica e tradução estritamente linguística. Essas atividades requerem uma visão de editor(a): alguém capaz de ler um texto e identificar falhas nas áreas de, por exemplo, estrutura, argumentação, coesão e coerência. Ainda, elas requerem conhecimento do gênero “artigo científico” e exigem um engajamento com o texto e com seus(suas) autores(as).

Assim, as habilidades necessárias vão além de simples proficiência na língua, mas envolvem também habilidades interpessoais e interesse em:

• escrita acadêmica;
  • ajudar membros da comunidade acadêmica;
  • conhecer o trabalho que é desenvolvido em diversas áreas de pesquisa científica.

Candidatos(as) também devem ter disposição para auxiliar e interagir com pessoas, já que parte importante da atuação no CALE é o assessoramento de membros da comunidade acadêmica.

Os requisitos para se candidatar são:

1. ser estudante da graduação ou da pós-graduação regularmente matriculado(a) na Unespar;
  2. possuir conhecimento de Português formal;
  3. possuir nível linguístico mínimo B2 em língua inglesa, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência, a ser comprovado por certificado de proficiência e, na ausência deste, em avaliação na entrevista;
  4. demonstrar o perfil solicitado no Edital;
  5. possuir conhecimento de informática.

Para realizar a inscrição, candidatos(as) devem encaminhar a documentação até o dia 11 de maio para o e-mail selecaocentrodeescritaunespar2022@unespar.edu.br, com o título “Processo Seletivo Edital 01/2023 - AWARD – CALE”.

Os documentos solicitados são:

1. Comprovante de matrícula;
  2. Histórico escolar em que conste seu índice de rendimento acadêmico;
  3. Currículo Lattes atualizado (enviar o link do perfil no ato de inscrição);
  4. Telefone para contato;
  5. Carta de motivação, com cerca de 200 palavras, escrita em língua inglesa. Na Carta, o(a) candidato(a) deve abordar os seguintes pontos: porque deseja participar do CALE, como acredita que participar do CALE contribuirá para sua formação e como o Centro de Escrita se beneficiará com sua participação no projeto.

O processo de seleção ocorrerá em três etapas classificatórias, sendo:

1.  Análise de Currículo e Histórico Escolar - Dia 12/5
  2.  Prova prática de tradução e de revisão - Dia 15/5 - das 14 às 17 horas
  3.  Entrevista - Dia 16/5 - A partir das 10h30

O resultado final dos(as) aprovados(as) será divulgado dia 17 de maio, a partir das 14 horas, na webpage do CALE da Unespar e no website da Unespar. O resultado também será enviado por e-mail a todos(as) os(as) candidatos(as).

PÁGINA CALE CLIQUE AQUI

PÁGINA UNESPAR CLIQUE AQUI

Os casos omissos serão analisados e julgados pela Coordenação do CALE da Unespar. Informações adicionais poderão ser solicitadas ao endereço: selecaocentrodeescritaunespar2022@unespar.edu.br.