Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Seminário Nacional Cinema em Perspectiva da Unespar

Geral

IV Seminário Nacional Cinema em Perspectiva da Unespar

Geral, Extensao

por publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

 O IV Seminário Nacional Cinema em Perspectiva, evento que acontecerá entre 10 e 12 de novembro de 2015, realizado pelo curso de Cinema e Vídeo da Universidade Estadual do Paraná, Unespar, convida para a submissão de resumos para os seguintes simpósios do evento:

- Cineastas: obras e pensamentos 

coordenadores

- Eduardo Baggio, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2014), coordenador do grupo de pesquisa CINECRIARE (Cinema: Criação e Reflexão) e do grupo de trabalho Teoria dos Cineastas da AIM, cineasta e professor do curso de Cinema e Vídeo da UNESPAR/FAP.

- Rafael Tassi, doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (2004). Vice-Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Comunicação e Linguagens da UTP/PR e Professor Adjunto da UNESPAR\FAP (Sociologia da Arte e Estudos Culturais).

RESUMO: O fazer cinematográfico está envolto, necessariamente, por ideias e conceitos que o cineasta carrega consigo e na forma como ele passa esses valores para os filmes. Entendendo aqui que cineasta é toda pessoa que atua de forma criativa na realização fílmica, este simpósio visa refletir sobre os atos criativos do fazer cinematográfico em sua relação com os pensamentos dos cineastas. Assim, o foco principal das investigações está na relação entre as obras e as ideias dos cineastas, sejam estas acessadas via textos próprios dos realizadores, entrevistas ou outras formas análogas. Partimos dos princípios da “teoria dos cineastas” (AUMONT, 2004), na qual são considerados fundamentais os pensamentos dos cineastas em busca da compreensão e/ou formulação de aportes teóricos tão consistentes quanto os de outras matrizes de estudos.


- Cinema Brasileiro: da criação à difusão 

coordenadora:

- Salete Sirino, doutora em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GPCine Estudos do Cinema. Organizadora do livro Cinema Brasileiro na Escola: pra começo de conversa. Docente e Diretora do Centro de Artes da UNESPAR/Campus de Curitiba II / FAP.

RESUMO: Este simpósio visa refletir sobre a produção fílmica brasileira, entendendo que a elaboração, planejamento e execução perpassam aspectos de criação, realização e difusão de cinema. Assim, interessa-se por estudos que buscam o entendimento dos aspectos criativos – roteiro, direção, arte, fotografia, montagem, som –, como imbricados aos aspectos de produção e de difusão de cinema. Interessa-se, também, por escritos que busquem entender o lugar do Cinema Brasileiro. Neste contexto, na atualidade, existem dois caminhos bem delineados: um para os filmes autorais que têm como espaço mostras, festivais de cinema e circuito alternativo de exibição; e outro para os filmes comerciais que visam às salas de cinema do circuito convencional. A partir destas questões: Será que estes dois caminhos de difusão são estanques? Em que medida a criação é emoldurada durante o processo de produção visando um ou outro espaço de difusão?


- Cinema, Corpo e Subjetividades

coordenadora:

- Juslaine de Abreu Nogueira, doutora em Educação. Mestre e Graduada em Letras. Docente de Metodologia da Pesquisa/ TCC no Curso de Cinema e Vídeo da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, campus Curitiba II/ FAP. Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação (LABIN - UFPR/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (CineCriare – Unespar/CNPq).

- Cristiane Wosniak, doutora em Comunicação e Linguagens/Estudos de Cinema e Audiovisual (Universidade Tuiuti do Paraná –UTP); Mestra pelo mesmo Programa/linha de Cibermídia e Meios Digitais. Professora Adjunta do Curso de Dança da Unespar, campus Curitiba II/ FAP. Membro do Grupo de Pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (CineCriare – Unespar/CNPq) e do Grudes (UTP/CNPq).
- Juslaine Abreu Nogueira, doutora em Educação. Mestre e Graduada em Letras. Docente de Metodologia da Pesquisa/ TCC no Curso de Cinema e Vídeo da Universidade Estadual do Paraná – Unespar, campus Curitiba II/ FAP. Pesquisadora do Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação (LABIN - UFPR/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Cinema: Criação e Reflexão (CineCriare – Unespar/CNPq).

RESUMO: No cinema, entendido como prática discursiva, também entra em jogo o funcionamento de um dispositivo pedagógico que tem produzido os significados que damos ao corpo, afetando as nossas formas de viver e olhar o si mesmo e o Outro. Através do Cinema e de seus recursos de linguagem próprios, tão potentes na formação dos sujeitos contemporâneos, tanto nos constituímos pelas definições estabelecidas pelos contornos identitários, quanto podemos nos constituir pelas estéticas pós-identitárias, as quais têm possibilitado a emergência de múltiplos corpos e a experienciação de outros modos de vida. Aprendemos todos em meio a essas disputas, bem como somos perturbados e atingidos, também, pelas transformações e subversões dos sujeitos que deslizam e escapam das classificações em que ansiamos por localizá-los. Ao tomar essas relações como fundamento, este Simpósio Temático pretende criar um espaço de socialização e discussão de pesquisas que coloquem sob suspeita regimes de verdade e discursos naturalizadores sobre os corpos e suas vivências. Nesse sentido, interessam-nos: a) trabalhos que abordem criticamente o corpo e suas práticas (de gênero, de sexualidade, de raça, de etnia, de loucura/doença mental, de deficiência, de maternidade/paternidade etc no campo cinematográfico); b) trabalhos que abordem políticas do corpo, práticas de subjetivação, experimentações estéticas, processos de criação e poéticas da diferença ligadas ao discurso fílmico.


- Mídia, Iconofagia e Linguagem Audiovisual 

coordenadores:

- Hertz Wendel de Camargo, Doutor em Estudos da Linguagem, professor do departamento de Comunicação Social e do PPGCOM da UFPR, membro do grupo ECCOS (Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade).

- Marcos Camargo, doutor em Artes Visuais pela UNICAMP, pós-Doutor pela Escola de Comunicação da UFRJ, professor do Curso de Cinema e Vídeo do Campus de Curitiba II da UNESPAR.

RESUMO: A partir dos conceitos antropológicos de que passamos da devoração das imagens para sermos devorados pelas imagens, bem como diante do consumo como fato social que atravessa os cenários contemporâneos compondo identidades, definindo grupos e criando geografias culturais, este simpósio privilegia pesquisas e abordagens que contemplem as relações entre narrativas audiovisuais da mídia e as experiências de consumo – da imagem, dos bens, de discursos e ideologias – que contribuem para estruturar comportamentos, valores, modos de vida, formas de ser e estar em sociedade. O simpósio, especificamente, destaca os estudos sobre as narrativas contemporâneas da mídia em linguagem audiovisual (presentes na televisão, na publicidade, na internet e no cinema) sob diferentes perspectivas epistemológicas – antropologia, semiótica, sociologia, literatura, comunicação, linguística, artes, mitocrítica e demais áreas com as quais existam aproximações com a linguagem audiovisual midiática.


- Moderno e contemporâneo: história, política e estilo no cinema 

coordenadores:

- Pedro Plaza Pinto, doutor em Comunicação (USP), professor do departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-graduação em História na mesma universidade.

- Rosane Kaminski, doutora em História (UFPR), professora do departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em História na mesma universidade e líder do grupo de pesquisa interinstitucional NAVIS - Núcleo de Artes Visuais. 

RESUMO: O simpósio tem como objetivo promover uma discussão sobre recentes formulações da história do cinema e das mais variadas formas de relação entre cinema e história. São privilegiadas as questões de estilo, crítica, política e pensamento do modernismo cinematográfico, considerando a sua inserção na conjuntura de produção. A pauta se concentrará sobre a análise, a circularidade e o intercâmbio de formas fílmicas ou de outros tipos de discursos e materiais que se cristalizaram ao redor da prática cinematográfica a partir da década de 1950, quando se estabeleceu um novo contexto de intervenção e criação. A formação contemporânea de uma moderna cultura cinematográfica variou segundo sínteses dinâmicas entre localismo e cosmopolitismo, e elaborou modelos de apresentação e representação projetados nas telas, dispostos em jornais e revistas ou presentes nos arquivos e cinematecas. Assim sendo, as comunicações poderão versar sobre os mais diversos objetos: filmes, textos, mostras, instituições, sínteses históricas etc.


Datas importantes:
- Prazo para envio dos resumos: 23 de setembro de 2015
- Divulgação dos trabalhos aprovados / envio das cartas de aceite: 05 de outubro de 2015.
- Realização do evento: 10 a 12 de novembro de 2015.
- Recepção dos textos completos para publicação de anais com ISSN: até 12 de dezembro de 2015.


Local de realização do evento:

Espaço Portão Cultural, Avenida República Argentina, 3430, Bairro Portão, Curitiba-PR.


Orientações para submissão:

- Os resumos devem ser enviados até 23/09/2015 para o email: simposioscine2015@gmail.com - Não será cobrada taxa de inscrição.


Normas para elaboração de resumos:

- Título: Times New Roman, tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado.

- Indicação do título do simpósio: Times New Roman, tamanho 12, caixa baixa.

- Nome Completo: Times New Roman, tamanho 12, caixa alta (sobrenome), caixa baixa (nome), sem negrito, alinhado à direita, com indicador de nota de rodapé.

- Resumo: Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, justificado.

- Palavras-chave: Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, justificado.

- Nota de rodapé indicando titulação, filiação institucional e email: Times New Roman, tamanho 10, sem negrito, justificado.


Mais informações:

www.fap.pr.gov.br