Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV Seminário sobre Gênero segue com inscrições abertas até 21 de junho

IV Seminário sobre Gênero segue com inscrições abertas até 21 de junho

Geral, Pesquisa

por Marina Santos Daum publicado: 09/06/2022 16h57 última modificação: 05/07/2022 08h32

Entre os dias 23 e 24 de junho acontecerá o IV Seminário sobre Gênero com ênfase nas interfaces do patriarcado, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí. O evento será presencial, com encontros no Centro de Conferências, e as inscrições seguem até o dia 21 de junho por meio do link disponível abaixo, sob o pagamento da taxa no valor de R$10 para estudantes e R$20 para docentes.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

No dia da abertura do IV Seminário sobre Gênero, acontecerão apresentações culturais, seguidas de uma palestra com a professora e pós-doutorada em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lindamir Salete Casagrande, para debater o tema “Interfaces da opressão patriarcal: o impacto do patriarcado na trajetória das mulheres cientistas”.

No dia 24, pela manhã, haverá uma mesa coordenada que contará com a participação da professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Tatiana Coutinho Pitta, para abordar o tema “Violência contra mulheres no âmbito jurídico”; da primeira vereadora negra de Curitiba, Carol Dantas, para explanar sobre “Violência Política de Gênero” e do professor da Unespar, campus de Campo Mourão, Valdir Anhucci, para debater ““As minorias” no pós pandemia e em contextos de guerra”.

Ainda no dia 24, no período da tarde, acontecerão apresentações de comunicações orais, cujos eixos temáticos são: Políticas Públicas, Trabalho e Gênero; Direitos Humanos e Diversidades: Classe, Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade; Violências: de Gênero, Doméstica e Intrafamiliar; Gênero: Temas Transversais.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE AQUI

O Seminário sobre Gênero acontece a cada dois anos e é promovido pelo grupo de pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas, com o apoio do Núcleo de Educação para Relações de Gênero (NERG) da Unespar, campus Paranavaí; da Fundação Araucária, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e também da Fundação Fafipa. As últimas edições do Seminário sobre Gênero aconteceram em 2014, 2016 e 2018 e a atual deveria ser em 2020, mas foi adiada para este ano, por conta da pandemia de Covid-19.

Para mais informações, acesse o site seminariogenero.unespar.edu.br ou entre em contato com a coordenação pelo e-mail genero.paranavai@unespar.edu.br.