Geral
Lançamento do Caderno PNE Antirracista reúne autoridades da área
geral, ensino
A docente Ana Maria Rufino Gillies, diretora de Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), participou do lançamento do Caderno PNE Antirracista, dia 31 de outubro, representando a reitora da Unespar Salete Machado Sirino.
O evento foi realizado no Auditório Manoel Viana, no campus de Paranaguá, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, a da deputada federal pelo PT/PR Carol Dartora, membro titular da Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação Decênio 2024/2034 e vice-coordenadora na Câmara dos Deputados da Frente Mista Antirracismo. Também estavam presentes a coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NERA), do campus de Paranaguá, Mary Sylvia M. Falcão, coordenadora do evento; a representante do Neabi/IFPR Raquel Benevides; o representante do Neabi+ UFPR Litoral Robson José Custódio e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá Joice Cardoso.
Segundo a diretora de Direitos Humanos, a elaboração do caderno foi um esforço coletivo que envolveu pesquisadores, movimentos, lideranças e parlamentares, além do resultado de uma ampla consulta pública à sociedade. “A importância do Caderno PNE Antirracista para a sociedade é buscar e assegurar que a educação brasileira garanta equidade, representatividade e justiça para os povos historicamente excluídos”, comenta.




