Geral
Livro com produções de egressos do PPG-Cineav está acessível para download gratuito
geral, pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-Cineav), do campus de Curitiba II/FAP, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), lançou o livro Artes do Cinema e do Vídeo: Teorias, Processos, Percepções para ir Além, organizado pelas professoras Beatriz Avila Vasconcelos e Débora Regina Opolski.
Os textos reunidos neste livro apresentam resultados de pesquisas de egressos do PPG-Cineav e foram organizados em dois blocos temáticos, com o fim de mostrar a diversidade da produção acadêmica de egressos, enfatizando tanto os processos de criação artística, quanto as teorias e discursos que se materializam nestas artes.
O primeiro bloco, intitulado Teorizar Cinemas: Percepções para ir Além, contém textos de autoria de egressos da Linha 1 (Teorias e Teorias e Discursos no Cinema e nas Artes do Vídeo) que exploram de forma mais ou menos abrangente as relações de produções cinematográficas com aspectos da teoria do cinema, com outras artes e outros campos do conhecimento, bem como com as tensões críticas, deslocamentos e reinvenções provocados por questões sociais, políticas, históricas e epistemológicas da contemporaneidade.
Nos textos do segundo bloco, denominado Gestos do Audiovisual: Mídias, Estéticas e Processos de Criação, de autoria de egressos da Linha 2 (Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo), o cinema e o audiovisual são tomados a partir dos processos de criação nas práticas artísticas. Portanto, tratam-se de pesquisas que envolvem reflexões sobre o fazer no cinema e no vídeo, podendo estar associadas a conceitos criativos, processos tecnológicos ou atos de realização.
A publicação foi subsidiada pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e é resultado de uma produção coletiva organizada pelas professoras Beatriz Ávila Vasconcelos e Débora Opolski. Conta, além das contribuições de egressos do programa na autoria dos capítulos, com o prefácio do professor Eduardo Baggio e com um trabalho artístico do egresso Giovanni Comodo, que serviu de base para o design da capa.
Clique aqui para acesso à publicação