Geral
Livro de professor de Artes Visuais da Unespar é semifinalista no Prêmio Jabuti
Geral, Pesquisa
O livro do professor do Colegiado do Bacharelado em Artes Visuais, Fabrício Vaz Nunes, do campus de Curitiba I/Embap, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), é semifinalista do Prêmio Jabuti, no eixo Artes.
“Texto e Imagem: a ilustração literária de Poty Lazzaroto” (Editora Edusp) é fruto da tese, de mesmo título, que foi defendida em 2015 e ganhou o Prêmio Capes de teses no ano seguinte, na categoria Letras.
“Eu recebo essa classificação como semifinalista com muita alegria. Mesmo sem ser a premiação definitiva, já é um grande reconhecimento de um trabalho em que estive envolvido por cerca de seis anos, e que foi muito interessante, muito prazeiroso de se desenvolver. Outra questão que considero importante é, também o reconhecimento da ilustração, muitas vezes vista como algo acessório e estritamente dependente do texto, como uma prática artística importante e pertinente”, avalia.
Fabrício também explica, de forma pontual, alguns dos motivos para abordar a obra de Poty Lazarotto: “Importante divulgar a obra de Poty a nível nacional, considerando que ele é muito conhecido em Curitiba e no Paraná por conta dos seus murais, então essa dimensão dele com ilustrador merece muito ser melhor conhecida, pois o coloca como um artista não apenas local, mas universal”, analisa.
Segundo o professor, o livro tem como tema as ilustrações de Poty Lazzarotto para obras literárias, incluindo tanto títulos da literatura nacional quanto de outros países, mas com foco principalmente na literatura brasileira. “Eu abordo as relações entre as imagens de Poty e a literatura, buscando demonstrar como o ilustrador interpretou os textos, selecionando determinados aspectos, criando uma ‘tonalidade’ estilística, ajudando a narrar as histórias e também acrescentando novos sentidos ao texto literário”, explica, destacando que se sente “feliz pela indicação e pelo livro ter sido lido e bem considerado nesta etapa e só por ser semifinalista já me sinto premiado”.
Criado em 1959, O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacam a cada ano.