Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro que busca inspirar pessoas para a leitura será lançado no dia 14 de dezembro

GERAL, PESQUISA

por Denise Ligmanovski publicado: 09/12/2022 09h29 última modificação: 09/12/2022 09h29

Será lançado no dia 14 de dezembro, às 14h, de forma on-line, no Canal de Youtube da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o livro Leitores & Leituras, organizado pela professora Luciana Ferreira Leal, do curso de Letras Português/Inglês do campus de Paranavaí, e pelo professor colaborador Cláudio Rodrigues da Silva, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Unesp de Marília.

CANAL DE YOUTUBE CLIQUE AQUI

O livro é composto por quinze capítulos e, em cada um, diferentes profissionais (professores universitários, da rede básica, pesquisadores, escritores e contadores de história) escrevem sobre histórias pessoais de formação do leitor, com a intenção de inspirar outras pessoas, sobretudo os acadêmicos, a se tornarem leitores.

Segundo Luciana, “a ideia é a de que o livro possa ser lido por acadêmicos de diversas licenciaturas, a fim de que essas histórias possam contribuir e ajudá-los no processo de autoformação como leitores.”

A maioria dos escritores dos capítulos estará presente no lançamento, com destaque para autores de renome, como, por exemplo,  Vanessa Meriqui e  João Anzanello Carrascoza, que recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.

Conforme um trecho da quarta capa do livro, assinada pelo professor João Luís C. T. Ceccantini, poucas vezes “... foi posta ao alcance dos interessados pelo tema uma obra que apresentasse a leitura e o processo de formação do sujeito leitor (em particular o leitor de literatura) de maneira tão estimulante e reveladora.”