Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manutenção do Pibid é tema de carta entregue ao reitor da Unespar

Manutenção do Pibid é tema de carta entregue ao reitor da Unespar

Geral; Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Exibir carrossel de imagens Reitor recebe carta que solicita apoio ao Pibid

Reitor recebe carta que solicita apoio ao Pibid

Devido os rumores de cortes que podem afetar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) com a redução de bolsistas, professores coordenadores de subprojetos na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) elaboraram uma carta. O documento foi entregue ao reitor da instituição, professor Antonio Carlos Aleixo, no encerramento das atividades do VI Encontro e II Seminário do Pibid, no sábado, 4, em Campo Mourão.

Em linhas gerais a carta apresenta os benefícios que o programa tem proporcionado ao Ensino Superior e às escolas básicas, aos professores em formação e já formados, bem como para a melhoria da qualidade da educação. Além disso, tem como objetivo principal solicitar apoio da reitoria no sentido de garantir a manutenção do programa como vem acontecendo desde a implantação.

Ao receber a carta, o reitor se comprometeu em fazer a carta chegar ao Ministério da Educação (MEC) e aos deputados federais do Paraná. Também disse que irá propor a inclusão do assunto na pauta da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “Vamos levar esse assunto em frente. O Pibid é, atualmente, o maior programa da Unespar. Defendo a manutenção e a ampliação dele”, declarou.

Aproveitando o encerramento, Aleixo reforçou aos participantes a importância de que todos devem fazer uma luta permanente pela melhoria da qualidade e valorização da educação e dos trabalhadores. “O movimento desencadeado neste ano não acabou e a consciência não deve ser como uma onda, mas permanente. É preciso estudar o conteúdo e as formas de fazer o combate para que avancemos sempre”, disse anunciando que a reitoria se comprometeu ainda em realizar, neste ano, um evento para reunir os estudantes para discutir a Unespar.

Pibid – A Unespar está entre as universidades estaduais com o maior número de subprojetos e participantes no Pibid. Atualmente, são 40 subprojetos nas áreas de artes, dança, música, teatro, ciências biológicas, educação física, filosofia, geografia, história, língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola, matemática, química e pedagogia. No total, são 852 bolsistas acadêmicos, 151 professores supervisores das escolas públicas parceiras e 62 professores coordenadores nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

O Pibid que tem entre seus propósitos o incentivo na formação de professores possibilita redimensionar os cursos de licenciatura. Como destaca a coordenadora institucional, professora Marcia Stentzler, os acadêmicos bolsistas estão se destacando na formação pessoal e profissional. Alguns dos casos de destaques são as aprovações em concursos e para ingresso em programas de pós-graduação stricto sensu.