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Mestrado em Educação Matemática lança edital para seleção de sua primeira turma

Geral, Pesquisa

publicado: 21/12/2018 11h42 última modificação: 05/07/2022 08h27

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PRPGEM) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campi de Campo Mourão e União da Vitória, divulgou o Edital para a seleção de sua primeira turma. As inscrições estarão abertas entre 01 de fevereiro a 12 de fevereiro de 2019, exclusivamente por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível no site do PRPGEM. O processo oferta 20 vagas e tem taxa de inscrição no valor de R$ 150, que deve ser paga antes do envio da inscrição, por meio do boleto disponível neste link.

O Mestrado em Educação Matemática tem caráter de formação continuada de professores para atuar na pesquisa e no ensino da Educação Básica e/ou do Ensino Superior. No PRPGEM, a área de concentração envolve duas linhas de pesquisa: i) Tecnologia, diversidade e cultura em educação matemática; ii) Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática.

O PRPGEM assume a Educação pela Pesquisa, justificando-se pela necessidade de um avanço da ação docente em relação à investigação em instituições educativas, o que contribui para uma formação consistente de pesquisadores e professores e que integre às práticas docentes os saberes tocantes à área de Educação Matemática.

Os resultados finais do Processo Seletivo estarão disponíveis a partir do dia 05 de março de 2019, juntamente com a relação de documentos necessários para a realização da matrícula, no site do PRPGEM. Os candidatos aprovados deverão realizar sua matrícula no período de 11 a 12 de março de 2019, nas Secretarias do PRPGEM (Campo Mourão ou União da Vitória).

Linhas de Pesquisa

Conhecimento, linguagens e práticas formativas em educação matemática: Investigações de diferentes formas de conhecimento e de suas múltiplas relações; processos cognitivos de aprendizagens; linguagens e conhecimento; relações entre saberes científicos e escolares; fenômenos didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem de matemática; recursos didáticos e laboratório de ensino de Matemática; teorias e metodologias relacionadas a práticas educacionais nos diferentes níveis de ensino.

Tecnologia, diversidade e cultura em educação matemática: Pesquisas acerca do uso de diferentes recursos tecnológicos digitais, informáticos e da comunicação e suas implicações em processos educativos e formativos; implicações didático-pedagógicas da diferença e da diversidade nos processos de ensinar e aprender matemática; o papel da cultura nos processos educativos em matemática; diferentes grupos de alunos e contextos, nos diferentes níveis de escolaridade; políticas educacionais e suas implicações pedagógicas.

Mais informações no Edital:

EDITAL 03/2018 – PRPGEM/Unespar

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