Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Educação Inclusiva tem 64 vagas nos sete campi da Unespar

Geral, Pesquisa

publicado: 22/10/2024 10h36 última modificação: 22/10/2024 10h36

Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) lançou edital para ingresso em 2025. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) oferta 64 vagas em seus sete campi. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de novembro, pelo site seletivo.profei.com.br, a partir das informações disponibilizadas no edital que deve ser acessado no site profei.unespar.edu.br.

O Profei tem como objetivo promover a formação continuada para professores que estão em sala de aula na rede pública de ensino, a fim de possibilitar o aprimoramento dos conhecimentos para a garantia de uma educação inclusiva.

O processo seletivo conta com quatro etapas: 1) homologação da inscrição, 2) análise de documentos para pontuação, 3) proposta de pesquisa e 4) entrevista - conforme as normas e critérios do edital de abertura, sendo que o resultado está previsto para março de 2025, bem como o início das atividades do ano letivo. O curso é gratuito, mas tem uma taxa de inscrição no valor de R$ 110.

Vagas

Das 64 vagas, 48 são de concorrência universal, 12 para cotas étnico-raciais e 4 para cotas PcD. Entre os campi, a divisão ocorre da seguinte maneira: são 7 vagas para Apucarana; 6 para Curitiba II; 2 para Curitiba I; 6 para Campo Mourão; 19 para Paranaguá; 12 para Paranavaí e 12 para União da Vitória.

O programa tem área de concentração em Educação Inclusiva e apresenta três linhas de pesquisa: 1) Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 2) Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva e 3) Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

O contato do Profei da Unespar é profei@unespar.edu.br, com coordenação das professoras Roseneide Maria Batista Cirino (coordenadora) e Eromi Hummel (vice-coordenadora).

"Considerando que a educação inclusiva é um processo em construção e que nós primamos por escola inclusiva onde todos são atendidos nas suas especificidades, o Profei torna-se um importante espaço de construção de conhecimento e novos saberes, sobretudo aos professores da educação básica que a cada dia são desafiados a buscar novas interações, novas formas de organizar o ensino de modo a contemplar a todos os discentes no processo de aprender", afirmou a professora Roseneide.

por Scheyla Joanne Horst

Campus de União da Vitória