Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Sociedade e Desenvolvimento está com as inscrições abertas

Mestrado Sociedade e Desenvolvimento está com as inscrições abertas

Geral, Pesquisa

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Unespar está ofertando dez novas vagas no processo que selecionará alunos para a terceira turma. Profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento podem se inscrever até 28 de janeiro.

A inscrição deve ser efetivada na secretaria do programa, no Campus de Campo Mourão, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No ato é necessário apresentar a ficha de inscrição preenchida, comprovante do pagamento da taxa de inscrição e a documentação solicitada pela coordenação. A entrega dos documentos também poderá ser feita via Correios/SEDEX. Nesse caso, será considerada como data de entrega a data da postagem.

O PPGSeD agrega pesquisas que tematizam a formação humana, buscando compreender as relações com os processos socioculturais, as instituições, a proposição de políticas públicas e a produção e ocupação do espaço. As vagas são divididas igualmente entre as duas linhas de pesquisa existentes no programa.

Documentação – Além da ficha e comprovante de pagamento da inscrição, os documentos exigidos são cópia autenticada de RG e CPF, cópia autenticada do histórico escolar de curso de graduação, cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação, currículo Lattes atualizado e documentado a partir janeiro de 2011 e três cópias impressas do projeto de pesquisa, com no máximo 12 páginas.

Cronograma e seleção – De acordo com o edital do programa, a homologação das inscrições será publicada a partir de 03 de fevereiro. Para o dia 11 de fevereiro, às 8h30, está agendada a primeira etapa da seleção que é a prova escrita. A lista de candidatos aprovados na etapa estará disponível a partir do dia 19 de fevereiro.

A segunda etapa consistirá na análise do projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e resultado a partir de 25 de fevereiro. Na sequência, entre os dias 1º e 3 de março, ocorrerá a arguição sobre o projeto de pesquisa com a realização de entrevista.

A próxima etapa será a análise de Currículo Lattes. O resultado final da seleção será publicado a partir de 08 de março. Em caso de aprovação, o candidato é obrigado a participar do exame de proficiência em língua estrangeira no dia 10 de março.

O edital completo e as normas para participação podem ser consultados em www.fecilcam.br/ppgsed.