Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrando da Unespar integra equipe de curta-metragem que ganhou prêmio no Festival de Gramado

Geral, Extensão

por Denise Ligmanovski publicado: 09/09/2024 13h54 última modificação: 09/09/2024 14h20

O estudante do mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPGCineav), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Marcos Alex Rodrigues do Andrade, fez parte da equipe do filme “Navio”, que foi contemplado com o prêmio de Menção Honrosa na categoria Curta-Metragem Nacional, do 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado entre os dias 09 e 17 de agosto, em Gramado, Rio Grande do Sul.

De acordo com o júri do Festival, o curta-metragem foi reconhecido "pela exploração estética e simbólica, que nos recebe a bordo e nos conduz intrigados até o último ato". O prêmio é uma importante distinção que valoriza a qualidade e a relevância artística do trabalho.

Alex foi o responsável pela edição e desenho de som do filme, que foi dirigido por Alice Carvalho, Larinha Dantas e Vitória Real. Questionado se o mestrado colaborou com o prêmio, Alex foi além em sua resposta: “O mestrado na Unespar influencia positivamente em aspectos gerais da minha vida profissional o que, inevitavelmente, interfere nos projetos em que estou inserido. O programa da pós-graduação tem sido um espaço de enriquecedoras trocas, de referências, além da pesquisa, das discussões e das leituras críticas propostas pelo corpo docente”, explica.

Alex, que assina a montagem do filme junto com Larinha Dantas e o desenho de som, ao lado de Gabriel Souto, comenta: "Diante de tantas dificuldades é um milagre que existam filmes. Foi gratificante trabalhar em ‘Navio’ e poder, junto com toda a equipe, ser uma das muitas mãos a construir essa história que fala sobre ancestralidade, pertencimento, força e resistência. É sempre massa poder trabalhar com pessoas que já acompanho a história e as produções, como Alice, Larinha, Vitória, Babi, todo o pessoal do Caboré, e ainda sendo uma parceria com o Baiana System, com todo o peso, importância e barulho que eles são capazes de fazer, é sensacional”, revela.

É importante ressaltar que em 52 edições do Festival, “Navio” é o segundo curta-metragem potiguar a ser selecionado. O primeiro, “Sêo Inácio” ou “O Cinema do Imaginário”, com direção de Hélio Ronyvon, foi selecionado para a edição de 2015.

Além do Festival de Gramado, “Navio” já passou pelo 6º Festival Movimento Cidade (maior festival de artes integradas do Espírito Santo) e também foi selecionado para o 11º Festival de Cinema de Caruaru, além de compor a seleção oficial da 35ª edição do Kinoforum, em São Paulo.

"Navio" conta a história da catadora Dandara (Alessandra Augusta) que vaga invisível pela cidade até encontrar Exu Mirim (Tito Mariano), que a leva em uma jornada para o fundo da memória. A obra foi produzida por Caboré Audiovisual, Made in Coophab e Máquina de Louco. O curta-metragem, que teve sua estreia na 10ª Mostra de Cinema de Gostoso, realizada em São Miguel do Gostoso/RN, já havia conquistado os prêmios de Melhor Edição, Melhor Direção de Arte e Figurino na 17ª edição do Curta Taquary, realizado em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

A comissão avaliou 679 produções vindas de todas as regiões do país, incluindo filmes do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O 52º Festival de Cinema de Gramado “é um dos mais importantes eventos audiovisuais da América Latina, reunindo produções nacionais e internacionais de grande destaque. A premiação de ‘Navio’ no Festival consolida o trabalho da equipe e projeta o curta-metragem no cenário cinematográfico brasileiro, conclui Alex.