Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mobilidade Virtual reúne estudantes do Paraná Fala Idiomas e da Université du Québec à Montreal

Geral, Extensão

por publicado: 12/08/2021 17h29 última modificação: 05/07/2022 08h30

O Programa Paraná Fala Idiomas, em uma ação conjunta com a Université du Québec à Montreal (UQÀM), promoveu pela primeira vez encontros on-line de intercâmbio entre os alunos brasileiros e canadenses das instituições parceiras - o Programa de Mobilidade Virtual Internacional “Jumelage”.

Para participar da mobilidade virtual, os estudantes matriculados nos cursos do Paraná Fala Inglês e Paraná Fala Francês de todas as Universidades Estaduais do Paraná participaram e foram aprovados em processo seletivo a partir da comprovação de nível linguístico, seguindo o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

O Professor e representante da Université du Québec à Montreal, Carey Nelson, explica que as atividades foram desenvolvidas com o objetivo de proporcionar aos estudantes o intercâmbio cultural e dos idiomas inglês e francês. “Os estudantes da UQÀM ficaram muito contentes em participar e ainda aprender sobre o Estado Paraná, já que não o conheciam. Fiquei muito feliz com essa ação de mobilidade. Foi muito divertido”.

Participaram do Programa 15 estudantes paranaenses e 5 estudantes da Université du Québec à Montreal. Dentre eles, cinco são oriundas da Universidade Estadual do Paraná (Unespar): Kaoana Maria Santos, do curso Bacharelado em Artes Cênicas do campus Curitiba II/FAP; Larissa da Silva Sanches, formada em 2019 em Licenciatura em Teatro, pelo campus Curitiba II/FAP, e extensionista; Franciele Pereira Oliveira, formada em 2018 em Licenciatura em Música, pelo campus Curitiba I/Embap, e extensionista; Karina Barretto Richardt Rozek, formada em Licenciatura em Teatro em 2020 e em Bacharelado em Artes Cênicas em 2017, pelo campus Curitiba II/FAP; Mirela Fortunatti, estudante do campus Curitiba II/FAP e Géssica Dayse da Rocha, estudante do campus Curitiba I/Embap.

Os estudantes tiveram diversos encontros, com a oportunidade de colocar em prática sua fluência em língua inglesa e francesa. Com encontros informais, eles puderam se apresentar e conversar sobre seus hobbies, sobre sua cultura, seus estudos e suas atividades durante este período de pandemia.

Segundo a Coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, Eliane Segati Rios, para o Programa, essa é uma ação importante de fomento à internacionalização das universidades paranaenses, e, para os estudantes, ter contato com o idioma estrangeiro em situações reais de uso é essencial. “Essa é uma oportunidade que contribui sobremaneira para o desenvolvimento linguístico dos alunos”, afirma Eliane.

O Programa Paraná Fala Idiomas e a Université du Québec à Montreal trabalham em conjunto desde 2018, quando a Coordenadora Estadual, Eliane Segati Rios, e o Professor e representante da UQÀM, Carey Nelson, elaboraram a proposta de parceria, aprovada pelo Governo do Estado do Paraná e pelo Ministério das Relações Internacionais e da Francofonia.

FONTE: Paraná Fala Idiomas

Resultado de imagem para instagram www.instagram.com/unespar/

www.youtube.com/unesparaovivo