Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mobilização em favor do Pibid obtém primeiros resultados

Mobilização em favor do Pibid obtém primeiros resultados

Geral, Ensino

publicado: 12/02/2015 17h44 última modificação: 05/07/2022 08h24
Audiência que resultou na suspensão da medida publicada pela Capes

Alunos, professores supervisores e coordenadores integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) se organizaram nas últimas semanas para evitar o corte de recursos previsto para o programa. Um dos resultados foi o Dia Nacional de Mobilização Pibid, na quarta-feira, 24, com realização de audiência pública na Comissão de Educação no Senado e atos públicos em vários estados. Durante as ações, destacavam-se a importância do programa para a formação de professores e melhoria na qualidade do ensino básico.

O movimento conseguiu a suspensão do Ofício Circular nº 2/2016-CGV/DEB/CAPES, que determinava a exclusão de mais de 45 mil estudantes do programa e instalou uma comissão especial para discutir novas condições de funcionamento do programa. Na terça-feira, 1º de março, será realizada a primeira reunião, em Brasília, que contará com a participação de reitores, Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (ForPibid).

Diante da possibilidade de cortes no orçamento do Pibid, senadores e deputados que integram as Comissões de Educação do Senado e da Câmara anunciaram, na audiência de quarta-feira, que também vão se mobilizar e discutir junto a comissão formada. A vice-presidente da Comissão de Educação, senadora Fátima Bezerra, afirmou que “qualquer adequação ou ajuste no Pibid deve ser feito em diálogo com as universidades e com as coordenações”. Para ela, uma das cobranças vai ser quanto à transparência na gestão do programa.

O secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Pereira Farias, também esteve na audiência e disse que o governo nunca teve intenção de extinguir ou reduzir o programa, mas sim de redirecionar seu foco para escolas cujos estudantes obtiverem notas mais baixas nas avaliações do MEC.

A diretora de Educação Básica da Capes, Irene Mauricio Cazorla, reiterou o compromisso do governo de investir na formação de professores para escolas municipais. Como observou, os cursos superiores de licenciatura nem sempre atendem as necessidades das salas de aula do ensino básico.

Programa na Unespar e no Brasil – A participação da Unespar junto ao Pibid foi a primeira conquista de dimensões nacionais, após a transformação da instituição em universidade, visando o ensino na Unespar. O programa é voltado aos cursos de licenciatura e visa contribuir com a formação de docentes.

Mais de 1 mil alunos da Unespar já participaram do programa desenvolvendo atividades em cerca de 100 escolas públicas do Paraná com a coordenação de professores da universidade e supervisão de professores das escolas parceiras. Além da possibilidade de aproximar Ensino Superior e Educação Básica, o programa destina um auxílio mensal de R$ 400 para estudantes de licenciatura; de R$ 765 para professores supervisores; e de R$ 1.400 para coordenadores.

Como explica a coordenadora do programa na Unespar, professora Márcia Marlene Stentzler, o Pibid atua como uma injeção no processo formativo possibilitando reconstruir novas práticas e inserir os acadêmicos da licenciatura nas escolas. “Na verdade, o programa tem uma possibilidade coformativa que proporciona a formação inicial aos licenciandos e a formação continuada aos professores que já estão em sala de aula. Embora o ensino seja o elemento em destaque, o programa também tem nuance da extensão, por sair do espaço da universidade, e da pesquisa, porque exige a reorganização do pensamento de modo científico”, argumenta.

Atualmente, no Brasil, são cerca de 90 mil bolsistas fazendo estágio em 5.800 escolas públicas. A presidente do ForPibid, Alessandra Santos, detalha que caso a medida de cortes adotada pela Capes seja mantida, 45 mil bolsas podem deixar de existir.

A publicação do Ofício Circular Nº 2/2016-CGV/DEB/CAPES, em 18 de fevereiro de 2016, que informava o cancelamento dos bolsistas que completavam 24 meses no programa e a eliminação automática das cotas de bolsa aprovadas para as instituições, gerou uma nota de repúdio por parte do ForPibid.

O ForPibid também publicou um informe com detalhes sobre os resultados da mobilização. Acesse aqui!

Com informações da Agência Senado e Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid